top of page

12 lições de Malala no Brasil

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Hoje a ativista Malala Yousafsai conversou pela primeira com uma plateia, no Brasil. O evento foi transmitido ao vivo pelo Itau e, até a noite de segunda-feira, já tinha sido visto por mais de 996 mil pessoas. Malala falou sobre educação, mais especificamente sobre o direito das meninas à educação, motivo de sua luta mundo afora. Mas muito (quase tudo) do que foi dito por ela vai muito além do direito à educação - vale para mim, para você, para homens e mulheres, assalariados e patrões, gente de grandes corporações, startups ou pequenos empreendedores. Listamos aqui algumas frases que todos nós deveríamos repetir várias vezes em voz alta, para aprender e nunca mais esquecer! -- "A leitura abre universos, novas verdades, possibilidades e outras formas de viver."

-- "É preciso deixar que nossas crianças vejam seus futuros da maneira que quiserem. Não pode haver barreiras ou limites no modo como elas vislubram seus futuros."

-- "Mulheres precisam se expressar, sempre, e não ficar caladas. Quando elas se calam, como as pessoas podem saber o que pensam?"

-- "Os homens precisam entender que a qualidade das mulheres também traz benefícios a eles. Quando você empodera mulheres, isso ajuda a economia, cria mais empregos, mais segurança. Mulheres empoderadas têm famílias mais saudáveis, filhos mais saudáveis."

-- "O poder de mudança está nas suas mãos. Vocês têm o poder do voto! Usem-no para eleger quem os representa. Isso é crucial!"

-- "Quando você tem uma longa jornada para trilhar até realizar um grande sonho, com grandes desafios pelo caminho, é preciso buscar inspiração. O que me inspira é olhar para meninas que lutam em países como o Paquistão e o Iraque, correndo riscos, por seus sonhos. Se elas não desistem, como eu haveria de desistir?"

-- "Não são só os desafios externos que temos. Há também os internos. Nós subestimamos nossa voz, o poder de nossas palavras. Nós às vezes não acreditamos em nós mesmas. Este é o primeiro desafio que temos de combater!"

-- "Meu pai uma vez me disse que, quando decidiu que seria um pai feminista, diferente do pai que as irmãs dele tinham tido, ele teve primeiro que brigar com ele mesmo. Porque ele não havia sido educado para ser diferente dos outros pais. Tudo o que devemos fazer se quisermos mudar algo é acreditarmos em nós mesmos, na força e no potencial que temos."

-- "Mulheres são mais exitantes que os homens, não se sentem tão à vontade quanto eles para dizerem o que pensam, o que querem, o que sentem. MAs qualquer que seja a sua história, o seu passado, é preciso acreditar em si mesma. Não subestime seu poder ou o poer do que você faz.

-- "Quando você começa alguma coisa, nunca pense que o resultado vai aparecer imediatamente. Toda noite, onde eu vivia, eu ouvia bombas, e ficava feliz quando acordava, por estar vida. Aquela realidade não me impediu de lutar, de acreditar, mesmo sabendo que os resultados demorariam muito para aparecer."

-- "Reagir sempre com gritos ou de maneira que acaba exaurindo suas energias esvazia suas palavras. Quando você entrega sua mensagem de maneira pacífica ela vem cheia de poder - às vezes invisível, mas ele está ali. É preciso converter raiva em energia positiva, em trabalho prático. Se você fala de forma pacifica, ninguém te ignora, as pessoas te dão ouvidos!"

-- "A melhor maneira de se vingar é por meio da educação. A educação muda o mundo todo, inclusive os filhos e filhas daqueles que me agrediram."

bottom of page