Já ouvi algumas vezes que em uma mesa de bar podemos fazer amigos. Acredito e gosto da ideia, mas tô para ver a força de estabelecer laços que o esporte tem.
Basta só uma faísca para quem gosta entrar em combustão e se fundir. Exercitarmos o aprendizado ativo, podemos levar várias lições das quadras, piscinas, ringues e pistas, para a vida. E não foi diferente comigo.
Algumas habilidades foram aprimoradas com a ajuda do meu time de vôlei, as Jogadeiras como nosso grupo foi batizado.
1) Se um erra o time todo perde - Não importa que a bola não era tecnicamente sua, ou não é da sua responsabilidade mudar de posição. Se a bola cair no chão, ponto para o adversário. Mantenha-se alerta ao erro do restante do time.
2) Concentre-se em uma coisa de cada vez - Não tem ataque que leva ao ponto sem uma excelente recepção e levantamento. Menos ansiedade em finalizar.
3) Se errou, recupere-se rápido - Você vai errar, mais de uma vez. Ok, mas pare de lamentar. Em 15 segundos outro saque virá em sua direção.
4) Aprimore sua melhor qualidade, mas prepare-se para o inesperado - A sua função será decidida pela sua habilidade ou aptidão física e você irá treinar muito somente ela. Mas, não se engane! Durante o jogo você pode precisar realizar outras tarefas (sem reclamar).
5) Respeite seus líderes - Todo grupo, associação e até as matilhas possuem um líder. Se você o escolheu segui-lo o escute. Coloque sua opinião, mas entenda que a ultima decisão é a dele.
6) Não tenha medo- Quando um determinado jogador mais parrudo chegar, deixe ele vir. Não fuja, fecho o olho ou delegue sua responsabilidade. O encare de frente (ou melhor de braço).
7) Foco no networking - Jogar com as mesmas pessoas te deixam em sua zona de conforto. Conhecer novos jogadores te desafia a pensar diferente e desenvolver novas habilidades, amizades e ligações.
8) Entenda que algumas pessoas não seguirão com você - Você se acostumou com a presença, mas a vida vai alterando alguns cursos. Torça por quem foi e celebre a chegada de novos jogadores, histórias, habilidades e dificuldades.
9) Não desista - O jogo só acaba quando termina (redundante né). Pode estar a distância que for. Jogue em qualquer placar, dê o melhor de si quando tudo parecer perdido. A vida assim como o esporte é uma caixinha de surpresas.
10) Comemore cada pequena vitória - Não espere o fim do jogo, vibre em cada ponto que for te levando para mais perto do seu objetivo. Cada ponto vale muito e todos precisam estar empenhados em persegui-lo!