Fidelização é a palavra chave do negócio bem sucedido. Fidelizar cliente é muito mais barato do que conquistar clientes novos. Os profissionais de marketing estimam que seja 5 vezes mais barato.
Pensando desta forma, como manter seus clientes fiéis?
Primeira Dica – Valor
Conquistar clientes pelo valor do seu trabalho faz toda a diferença. Hoje as pessoas procuram muito pela experiência que a marca proporciona. O cliente quer empatia. Quem procura preço e não valor, não se fideliza, pois está sempre correndo atrás da próxima pechincha. E não vale a pena você perder seu valioso tempo com clientes que não querem viver a experiência que você proporciona.
Segunda Dica – Não falar mal de cliente em suas redes sociais.
Já visualizei centenas de vezes empreendedores falando mal de cliente em rede social. E sabemos que realmente tem cliente que abusa. No entanto você sempre deve pensar, responder e agir como uma empresa. Com todo o profissionalismo que uma empresa de bons valores pede.
Mesmo que você saia do sério. Fanpage e perfil pessoal estão interligado e não existe motivo de você ter perfil em rede social para ficar reclamando de cliente. As pessoas, mesmo que parentes, amigos e conhecidos tomam suas próprias conclusões em relação a sua postura profissional.
Terceira Dica – Oferecer
Pode optar por oferecer brindes interessantes em datas especiais. Oferecer um mimo durante a compra no mês de aniversário do cliente por exemplo.
Quarta Dica – Atendimento
Isso sim faz toda a diferença. Atender o cliente como se fosse o único da sua vida faz com que ele se sinta especial. E vamos combinar, hoje em dia esta tudo muito mecanizado, quanto mais personalizado e prestativo for seu atendimento maiores são suas chances de fidelizar o cliente.
Quinta Dica – Pós venda
Você pode ir muito além no pós venda. Mantendo sempre o cliente informado das novidades, fazer uma ligação para seu cliente uns dias após a compra para saber se está satisfeito. Anotar os feedbacks recebidos e ficar atenda quando eles se repetem.
Lembre-se, hoje em dia todos são críticos, qualquer um pode classificar seu trabalho como bom ou ruim, cabe a você manter a postura e profissionalismo com seus clientes e admiradores.
E o mais importante seja grato pelo seu trabalho! Fazer o que ama nem sempre é fácil, mas o que vem fácil, vai fácil. Construa sua marca junto com sua história e com a experiência que você proporciona pelo seus clientes e terá a certeza que está no caminho certo.
Esse texto foi um presente da criadora do Despacha
Bianca Cantino
Trabalha com a criação, coordenação e montagem de negócios inovadores.