top of page

Negócio de mulher - 22 ideias de negócios criados por mulheres brasileiras para inspirar

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Se você é dessas que sonha desde sempre em ter um negócio com a sua cara, mas não tem ideia do que fazer, então aqui vão ideias de negócios incríveis para inspirar você. O que pode ser mais legal que saber quem são as mulheres brasileiras tirando do papel sonhos e ideias e trazendo pro mundo algo que esteja profundamente conectado com elas?

Nós sabemos que muitas são as notícias, opiniões e palpites que pipocam todos os dias para desanimar você. Mas também sabemos que toda mudança começa com uma centelha que está aí dentro esperando para pegar fogo. Nós queremos com esse texto ser um vento que vai oxigenar essa brasa e mostrar que é possível sim criar negócios (e vidas) interessantes aqui onde estamos.

Observe como as ideias de negócio estão ligadas às histórias e experiências pessoais ou profissionais de cada uma dessas mulheres.

1.B2Mamy: Um aceleradora de negócios bem especial. A ideia delas (são mulheres e mães) é acelerar negócios de alto impacto que são idealizados por outras mães.

2. AfrôBox: O primeiro clube de caixas por assinatura no Brasil com foco em beleza negra e na variedade de cabelos afro. Fundado por Élida Araújo, Bárbara Vieira da Silva e Saulo Batista. Élida comentou que “É difícil encontrar produtos que atendam à diversidade de tons de pele negra. A gente tem mais que antes, mas ainda é uma missão difícil”. O negócio começou com menos de R$7000,00 que foi levantado via crowdfunding.

3. Flora Fiora: Uma loja de cosméticos naturais e um serviço box de assinatura com as matérias primas para você fazer seu próprio cosmético em casa. Criado pela Jéssica D’Lima. Ela é vegetariana, busca uma vida mais natural e já tinha experiência em criar uma loja online. Site | Flora Box | Facebook Inspire-se nos diversos tipos de produtos e serviços por assinatura passaram a existir nos últimos tempos. Ex: camisetas, cuecas e meias, cestas de orgânicos, comidas e lanches saudáveis, lavanderia… Ideias sem fim.

4. SoulVox: Criado por Marina Vaz (arquiteta), Thais Romanelli (fisioterapeuta) e Luciana Arantes. O pai de Marina teve um câncer na cabeça e pescoço que comprometeu sua fala e ela gravava frases e bordões que ele mais falava para que ele pudesse usar. Foi depois dessa experiência que veio a SoulVox, uma tecnologia que permite que pessoas que perderam a capacidade da fala consigam se comunicar acessando a própria voz (através de registros anteriores) ou uma voz escolhida em um banco de vozes doadas.

5. Love Accounting – Contabilidade para criativos. Fundado por Mari Salles que é contadora e artesã, conhece empreendedores criativos de pertinho e foi aluna do Empreenda Sua Paixão. Ela definiu “Você é um espírito livre, criativo – eu sei. Não tem nenhum interesse em burocracia, papelada, e muito menos em contabilidade. Vem que a gente simplifica!”

6. Ewe Alquimias: Loja online de cosméticos naturais, veganos e orgânicos. Criado pela farmacêutica Mona Soares que que combina o conhecimento técnico com o que aprende com os mais velhos, em quintais, quilombos e terreiros. O que ela aprende ela usa na criação de novos produtos, mas também livros e cursos.

7. Studio Lily: Um serviço de design floral criado por Gabriela Heringer e Leonardo Nicolay. Além dos serviços de criação de arranjos e buquês modernos para casamentos e festas, se inspiraram nos food trucks para criar a Pop up Kombi. Uma linda kombi amarela que vende de forma itinerante e oferece uma chance democratizar a compra flores. Site | Facebook Como inspiração também existem todos os tipos de negócios em trucks e bikes como o Magali, da Thais Moura, que também passou pelo Empreenda Sua Paixão. Começou oferecendo sucos e bebidinhas saudáveis em festas de rua como carnaval e também em festinhas privadas. Trucks e bikes podem ser de tudo: comidas e doces, bebidas (vinho, café, chope), roupas e acessórios e onde a imaginação levar.

8.Alice Mantellatto – No País da Alice: Alice espalha encantamento por meio de lindas criações de papel machê e ilustrações. Cria tudo a mão, com muito carinho e muitos detalhes. Suas criações tem características próprias e são muito particulares.

9. Fios do Ser: Idealizado por Maíra Gerstner que é artista e terapeuta, realiza por meio de workshops e atendimentos individuais e em grupo, práticas que unem proposições de arte e a experiência terapêutica para a integração do corpo e desenvolvimento de possibilidades de novas atuações para artistas. Maíra foi nossa cliente do Coaching Criativo.

10. Melissa Setubal: Melissa é coaching de saúde integrativa e entre os programas que lançou, está um programa online chamado Contracepção Consciente que ajuda mulheres a se tornarem menos dependentes de hormônios e fazerem as pazes com seus ciclos.

11. Lady Driver: Um aplicativo que é um Uber para mulheres. Conecta passageirAs à motoristAs. Segurança nas duas pontas e mais empregos e independência financeira para mulheres. Foi fundado por Gabriela Correa (veio da área de finanças e administração), Raquel Lopes (formada em hotelaria) e Bianca Saab (formada em arquitetura). A ideia surgiu quando Gabriela chamou um taxista por um app e ele a assediou. Como ele a buscou em casa, ela ficou com medo de denunciar.

12. Bazar Pop Plus: É uma grande feira de moda e cultura plus size. Começou em 2012 e só cresce. No DNA do Pop Plus estão a moda como identidade e dignidade, diversidade, representatividade, fortalecimento do empreendedorismo feminino, busca da autoestima e o respeito ao próximo. Criado pela jornalista, assessora de imprensa e DJ, Flávia Durante que virou uma referência de empoderamento e comunicação com esse público.

13. Lumberjills: Uma empresa de marcenaria e tapeçaria criativa. Criada por duas mulheres, Fernanda e Letícia, que largaram o mundo corporativo e idealizaram esse projeto a partir da experiência de Fernanda reformando os móveis da avó e tia e da facilidade da Letícia para desenhar.

14. La Pachamama: Embora já tenhamos visto uma linha de produtos semelhantes acima, o modelo de negócio é muito diferente. São mulheres que criam cosméticos veganos, naturais e sustentáveis, inspirados o sagrado feminino para outras mulheres fazerem as pazes com seu corpo e cuidarem de si em todas as fases dos ciclos. A diferença é que elas criaram uma rede de revendedoras que compartilham dos mesmos valores, como Avon e Natura. Não é sensacional? Além dos produtos, elas tem cursos e workshops focados em saúde, maternidade, sexualidade etc.

15. A Costureirinha: É uma escola fofa de costura em São Paulo para quem quer aprender a costurar de maneira descontraída, utilizando esta técnica tão tradicional de um jeito atual e urbano. Traz o jeitinho da dona, Elisa Dantas, que teve seu primeiro contato com a costura por meio das duas avós. Ela se reencontrou com a costura quando criou sua própria marca e depois dando aulas informais para as amigas, descobriu que amou ser professora. Criou então sua própria escola.

16. Click Baba: Um aplicativo para conectar babás e famílias. Criado por Luciana Pereira junto com o marido dela, Taric Andrade, a partir da necessidade deles quando várias vezes precisaram de alguém pra cuidar das filhas e não conseguiram.

17. Tucum Brasil: Uma loja (online e física no Rio) que foi criada com missão de valorizar e promover a arte de 31 etnias indígenas do Brasil e de gerar renda para as comunidades. Foi fundada por Amanda Santana que é curadora da marca junto com o marido Fernando Niemeyer, antropólogo e indigenista.

18.Maria, a louça: Um negócio super bacana de duas gerações, a mãe Silvana, pinta porcelanas há mais de vinte anos e as filhas Carol e Júlia, que cresceram entre tintas e louças, escolheram estudar design de produtos e design gráfico. As três se uniram para criar peças de porcelana contemporâneas e irreverentes.

19. Mediação Online – Plataforma solucionar conflitos de forma amigável e tornar mais eficiente o mercado jurídico. Criado por Camilla Feliciano Lopes e Melissa Gava. Atualmente aceleradas pela Wayra Brasil.

20. Conspiração Libertina: Uma loja online criada pelas designers Luciana Lobato e Gabriela Alves que são militantes das causas igualdade de gênero e empoderamento de minorias políticas e decidiram criar produtos para você poder mostrar ao mundo o que é importante para você. São tatuagens temporárias, imãs, adesivos e posters.

21. DinDin: Fundado por Stephanie Fleury e Juliana Hadad é um aplicativo pagamentos com cartão entre amigos de maneira simples e rápida. Permite criação de grupos para cobrança de todos ao mesmo tempo. Facilita, por exemplo, na hora de dividir um jantar, um presente, etc. – Site | Facebook | Texto sobre

22. Novelaria: Um cafezinho e loja acolhedores na Vila Madalena (SP) criados para apaixonados por tricô. O espaço oferece agulhas, lãs, livros e cursos para todos os públicos e níveis de experiência, além de um chá da tarde super charmoso. Lica Isak, é ex-produtora de fotografia e cinema, e já teve outros negócios. Pesquisou bastante, descobriu a febre dos “knit cafes” fora do Brasil e aproveitou seu gosto por decoração para criar um espaço atraente e retrô. Site | Facebook | Texto sobre Ideias extras: bares e cafés que servem paixões e públicos específicos.

O nosso desejo é ajudar aquelas mulheres que sonham em mudar de rumos, ter mais autonomia, achar um trabalho com sentido e que por medo ou sem saber os passos para isso, não abraçaram ainda uma mudança.

Aprender a empreender é ganhar autonomia e liberdade porque você não precisará sempre de alguém estruturando e pesquisando cada ideia que você tiver. Você mesma poderá analisar e escolher desenvolver cada ideia nova que passar pela cabeça.

O curso Empreenda sua Paixão – Um negócio com a sua cara está com inscrições abertas! Aprenda a escolher ideias que estão conectadas com seus valores, paixões, interesses e experiências e descobrir se elas são viáveis.

bottom of page