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Eu achava que o caminho seria cheio demais de pedras, mas elas começaram a sumir quando busquei info


Mãe do Apolo e do Teodoro, Tatiana Moura é uma das empreendedoras da primeira turma do Pulse, o programa de aceleração do B2Mamy. A cirurgiã plástica participou do Start com uma ideia, saiu de lá com outra em mente e mergulhou nos três meses e sete módulos do Pulse para estruturar seu negócio. Neste período, rebatizou a Coverage, sua marca de dermocosméticos focados em tratamentos pós-cirúrgicos, criou o branding, seus primeiros três produtos, validou, produziu e vendeu. Conheça melhor a história da Tatiana e da Coverage.

“Eu sou cirurgiã plástica há 17 anos, há 12 montei um ambulatório de cirurgia plástica infantil no Hospital das Clínicas, onde até hoje atendo uma vez por semana, e tenho meu consultório particular. Eu amo o que faço e sou bem remunerada por isso. Mesmo assim, quando fui mãe pela primeira vez, há 7 anos, comecei a perceber o quanto a minha profissão é vulnerável, o quanto dependo do meu corpo para trabalhar. Um ano e três meses depois do Apolo nasceu o Teodoro, e o risco de parto prematuro me deixou de repouso por um tempo. Então tive a certeza de que precisava ter um negócio que não contasse exclusivamente com a minha força de trabalho.

Na primeira tentativa de empreender, eu me uni a colegas médicos e abrimos uma clínica em Jundiaí. Não deu certo. Aprendi muita coisa com a experiência, principalmente que, para um negócio funcionar, uma ideia e dinheiro para investir não são suficientes. Porque dinheiro a gente tinha, tanto que durante quase quatro anos sustentamos uma ideia que nunca deu lucro. É preciso ter conhecimento em várias áreas, coisa que não tínhamos. Por isso desta segunda vez para mim foi tão importante aprender a estruturar melhor o meu negócio, desde o início.

Eu participei de um Start sem a ideia da Coverage ainda. O objetivo, no início, era aprender a administrar melhor o meu consultório particular. Mas, durante as mentorias, eu percebi que, se era para ter um outro empreendimento, tinha de ser algo que não dependesse em nada da Tatiana cirurgiã plástica. Eu já tinha pensado em cosméticos antes, na época da clínica de Jundiaí, mas que não fui adiante. Uma mentora do Start trabalhava na área e me animou, outra entendia de liberação de produtos na Anvisa e me deu outras informações importantes. Foi assim que a ideia começou a se estruturar. Eu achava que o caminho seria cheio de pedras, mas elas começaram a sumir quando busquei informação. Tudo isso aconteceu num Start.

Assim que cheguei em casa, eu conversei com o meu marido, que trabalhava para uma empresa espanhola que tinha acabado de encerrar as operações no Brasil. Não pensamos duas vezes: viramos sócios e começamos a tocar o projeto. Eu divido a minha vida com o Juan, minha cama, minha casa, meus filhos, meus choros, meus medos, tudo. Então, por que teria receio de dividir um negócio?

Decidi fazer a aceleração do Pulse. Eu segui trabalhando no meu consultório, fazendo as minhas cirurgias, mas nunca chamei a Coverage de Plano B. Ela sempre foi um plano paralelo, ao qual me dedico muito. Remanejei pacientes, desmarquei reuniões e trabalhei feito doida para compensar os dias que passei nos módulos, aprendendo sobre vendas, finanças, marketing. Eu sabia que aprender era fundamental desta vez. E realmente foi. A primeira coisa que fiz no Pulse foi mudar o nome da minha marca. Eu tinha pensado em usar o mesmo da minha clínica, e de cara aprendi que não era indicado. Porque se um dia eu decidir vender a Coverage, ela precisa seguir vida própria, sem estar atrelada à minha clínica ou a mim. Outra coisa que levo comigo é a lição do errar barato, lançar lean. Eu já queria lançar de cara 18 produtos, mas aprendi o que é MVP, o quanto é importante começar equilibrando um pratinho só, e lançamos apenas três. No primeiro dia do Pulse eu tinha apenas uma ideia. Mudamos esta ideia, rebatizamos, estruturamos a marca, fizemos logo e site e lançamos três produtos que já estamos vendendo. Tudo em três meses. Aceleramos, sem dúvida. E aceleramos sem medo.

Eu decidi que seria cirurgiã plástica quando eu tinha 14 anos. Eu queria cuidar de gente. E logo no início da faculdade percebi que tinha feito a escolha certa, porque me vi fascinada pela possibilidade de oferecer qualidade de vida para pessoas de todas as idades, de bebês a idosos. E pode parecer falso eu dizer isso hoje, mas, desde os 14 anos, eu não queria seguir uma profissão cujo objetivo final fosse ganhar dinheiro. Ganhar dinheiro é consequência. Já a preocupação, quando decidi empreender, era meramente financeira, era encontrar uma maneira de ganhar dinheiro sem depender de mim. Fico feliz que a minha jornada no B2Mamy tenha ajeitado a rota, me colocado num caminho em que dinheiro e realização pessoal andam lado a lado.”

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Tatiana Moura

Cirurgiã plástica e CEO Coverage Cosmetics

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