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A Estratégia do Oceano Azul

Atualizado: 27 de jan. de 2023

Você quer inovar e não sabe por onde começar? Você pensa muito no que o seu concorrente está fazendo?

Sala de eventos Forever Beta na Casa B2Mamy


Inovar não é somente tecnologia. Tecnologia é um dos meios para se inovar, escalar, exponencializar, mas sem uma proposta de valor, a mudança tão esperada não acontece.


A Estratégia do Oceano Azul não é somente uma estratégia de negócio. É um nova forma de pensar, de ultrapassar o mindset que passa a maior parte do tempo com foco no competidor.


A maioria das empresas ainda compete com o concorrente, acabando por oferecer as mesmas coisas, para o mesmo cliente, estimulando o mercado a ser um oceano vermelho, onde a única diferenciação é o preço.


Esse comportamento humano é uma herança de nossos ancestrais homens das cavernas. Iam para onde a caça estava, mesmo sabendo que não estavam sozinhos. O sentimento era de conforto “Estou onde todos estão. Então estou no lugar certo. Só preciso lutar”. Um comportamento que se traduz em medo/insegurança de mudar de rota para encontrar uma caça sozinho. Somos criados para competir desde a infância. O comodismo em estar acompanhado na competição paralisa a criatividade, a auto-confiança, tornando-nos reféns do status-quo. E isso acontece diariamente nas empresas, em nossas vidas pessoais. Romper esse processo, é se abrir para o novo, para a busca do Oceano Azul, um espaço de mercado com mais oportunidades, menos competitivo.


Focar no que os competidores estão fazendo como uma maneira de gerar crescimento, pode reforçar o pioneirismo do seu próprio competidor. Perde o foco e desperdiça tempo.

A estratégia é olhar o competidor ou sua referência de mercado do retrovisor do carro, sem desviar da sua rota, sem perder o seu foco, acompanhando suas ações, sem se envenenar ou ser tomado por uma ansiedade: por que eu não fiz isso antes?


Previna-se desses gatilhos que tiram o seu foco, escurecem sua visão para o novo. Escreva em um papel:


- Qual "dor" do mercado você está tratando?

- Qual mercado/segmento você está inserido? Você está em um oceano azul? Por quê?

- Quais são seus competidores/referências? quem briga pelo mesmo bolso?

- Quais os atributos de valor que te diferenciam e te colocam no patamar em que a concorrência se torna irrelevante?

- Qual a inovação de valor que você entrega aos seus clientes?


Inovar é ter energia, paixão para fazer uma diferença real, não se prendendo aos obstáculos psicológicos que só visam a sobrevivência.

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