top of page

A prática do treinamento na empresa é necessária?

Atualizado: 2 de jun. de 2023

Saiba a importância de treinar a sua equipe.

Se você respondeu que não para a minha pergunta do título, leia com atenção esse artigo. Garanto que você pode aprender um pouco mais sobre os treinamentos de capacitação, quebrar muitas barreiras e ajudar no crescimento do seu negócio.


A prática de treinamento dentro de determinada empresa pode ser aplicada desde o cargo CEO até o empregado, obviamente que devemos adequar o treinamento para cada realidade.


Com a vigência da Lei de Proteção de Dados (LGPD), devemos enxergar a suma importância do assunto, pois trata sobre a manipulação e proteção de dados da sua empresa, de todos os candidatos à cargos ofertados, clientes, terceiros interessados e empregados.


| Mas o que é um treinamento?


O treinamento nada mais é que um conjunto de ações planejadas e traçadas de acordo com o perfil da empresa com o objetivo de transmitir conhecimento, expandir habilidade, atitudes, descobrir talentos e reforçar a cultura da empresa.


Na verdade, é um investimento que será revertido para a sua empresa, uma vez que terá a sua disposição um time capacitado para atender as demandas do seu negócio perante o mercado de trabalho.


É importante destacar que a legislação trabalhista exige que os treinamentos sejam executados sempre nas dependências da empresa e não nas tomadoras de serviços (caso exista), ou seja, estas contratam empresas para o fornecimento de mão-de-obra no seu estabelecimento.


| Algumas dicas importantes:


  • Treinamentos para líderes: conseguir desenvolver a capacidade de impactar positivamente o desempenho de todos na organização; de criar oportunidades para a cooperação entre os membros da organização; de equilibrar a satisfação das pessoas com a necessidade do grupo; e de expressar também as suas necessidades.

  • Treinamento de supervisores: capazes de estabelecer prioridades para o êxito organizacional; de avaliar os recursos (inclusive os grupos de talento); de fixar os objetivos, de delegar autoridades e responsabilidades; e de monitorar resultados e reconhecer o desempenho dos outros.

  • Treinamento de gerentes: desenvolver o estabelecimento de políticas que equilibrem as necessidades dos clientes, empregados e acionistas; de elaborar um plano de negócio ideal (curto e longo prazo); de monitorar o desenvolvimento do plano de negócio; e de garantir a sucessão dos principais líderes.

  • Treinamento de chefes de Departamento Pessoal: estarem aptos para definir padrões; de aplicar o plano de negócio desenvolvido de acordo com as recomendações legais e com o cronograma claro; oferecer oportunidade para desenvolver ou acentuar as competências das pessoas no ambiente de trabalho; e de monitorar os resultados e reconhecer o desempenho dos funcionários.

  • Treinamento de empregados: promover as habilidades; de reconhecer as dificuldades e dores; de adaptar e aprimorar as funções ao plano de negócio da companhia; incentivar a boa convivência e parceria no ambiente de trabalho e de atribuir responsabilidades e tarefas.


Assim, você conseguirá visualizar de forma concreta a importância da aplicação dos treinamentos no seu ambiente de negócio.


Até o próximo artigo.



Texto escrito por Priscila Ferreira, B2Mamy Lover e conteudista da B2Mamy, Advogada e sócia do escritório Rubiño Advogados, proprietária do canal Direito com Acesso, especialista em Direito do Trabalho, Previdenciário, Empresarial e em Startups




Quer fazer parte do time de conteudista da B2Mamy?


Assine o plano B2Mamy Lover a partir de R$149,99 por mês.

Clique aqui e entre para a Comunidade.



Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page