Business Intelligence: saiba como aplicar a análise de dados na sua empresa


Para manter a vantagem competitiva, empresas precisam estar atentas aos ambientes que a cercam. É preciso estar de olho nas tendências e forças que envolvem o mercado, principalmente aquelas que movem o setor em que uma organização se encontra. Os dados que são recolhidos dessas análises são de extrema importância para desenvolver e aplicar as estratégias certas para levar a empresa ao sucesso.

Acesse um curso completo sobre Data Science e aplique a análise de dados na sua empresa!

Estes dados também são essenciais para manter uma empresa na ativa. Há cada vez menos espaço para achismo e intuição dentro das grandes instituições. Cada decisão tomada tem um impacto; se existe uma forma de diminuir riscos e danos para a empresa, é necessário ir por esse caminho. E é exatamente nesse contexto que a análise de dados, ou Business Intelligence, conquista sua importância.

O que é Business Intelligence?

Business Intelligence - em português, Inteligência de Negócios - é a área que tem ganhado cada vez mais espaço dentro das grandes empresas. É responsável por coletar, organizar, analisar e monitorar dados de todos os tipos. Esse trabalho tem como objetivo criar insumos para a tomada de decisões estratégicas dentro da empresa. Afinal, são essas informações que dizem aos administradores e colaboradores se os esforços de investimentos estão gerando o resultado esperado ou precisam ser modificados.

Geralmente, o trabalho de Business Intelligence é colocado em prática com a ajuda de softwares e ferramentas que permitem que essas ações sejam feitas de forma descomplicada, estruturada e efetiva. Realizar ações como coleta, organização, análise e monitoração de dados de forma manual é praticamente impossível por conta do volume de informações a serem processadas. Sem contar que possíveis erros nas análises podem comprometer resultados e planejamentos.

Vantagens de aplicar Business Intelligence ao seu negócio

Muitas são as vantagens de aplicar a prática de Business Intelligence ao seu negócio. Uma delas é a substituição de um comportamento muito comum em colaboradores dentro de empresas: o de tomar decisões com base na intuição, em achismos e experiências anteriores. Obviamente esses pontos também devem ser levados em consideração na hora de tomar uma decisão importante para a empresa. Mas, com a análise de dados, uma estrateǵia poderá ser justificada com o apoio de informações massivas e reais. Com Business Intelligence, você insere um processo de tomada de decisão mais objetivo e racional, que poderá influenciar positivamente o planejamento do seu negócio.

Outra vantagem é que você otimiza o trabalho da sua equipe. O tempo de trabalho que hoje os seus funcionários gastam com o levantamento de dados, planilhamento de informações e análise de resultados - tudo manualmente! - pode ser feito através de programas de computador, de forma muito mais prática e rápida. Isso libera tempo de trabalho dos seus colaboradores, que podem empregar sua força de trabalho em outras tarefas importantes para a empresa.

Processos de Business Intelligence

Os processos de Business Intelligence podem variar, mas a maioria deles é sempre composta pelo uso de um software que compile, organize e analise dados. É importante ressaltar que os processos são indicados para empresas de pequeno e grande porte. O alto volume de dados extraído por empresas de grande porte demanda uma boa organização e monitoramento - afinal, elas dependem disso para se manter ativas no mercado.

Já as pequenas empresas, por mais que não tenham um grande volume de dados para trabalhar, já podem começar desde cedo a empregar os conceitos e as técnicas de BI entre seus colaboradores. Educar o próprio negócio desde cedo no que diz respeito ao máximo aproveitamento de informações, para que se tome as estratégias corretas em investimentos e consiga resultados promissores, é um ótimo caminho a ser seguido.

Para entender melhor como esses processos são compostos e quais as ferramentas e áreas de trabalho dentro de Business Intelligence que você precisa trabalhar ou indicar para os seus colaboradores, confira o tópico abaixo. Indicamos cursos voltados para a área que te deixarão aptos a aplicar a análise de dados dentro da sua empresa.

Principais ferramentas de Business Intelligence

Data Science

Para entender os princípios fundamentais de Business Intelligence, antes de mexer em qualquer ferramenta, é preciso mergulhar de cabeça em Data Science. Afinal, essa é a área responsável pelo uso de técnicas avançadas para a análise de dados, como estatística aplicada, análise de dados com R, gráficos com R e Python, entre outras funções.

Com Data Science, você aprende mais sobre Machine Learning, um método de análise de dados para a automatização da construção de modelos analíticos. Em sua essência, Machine Learning tem o objetivo de fazer com que sistemas usem dados para alimentar sua inteligência, para que possam tomar decisões com o mínimo possível de intervenção humana.

Outro método muito utilizado pela Data Science é o Big Data, que visa trabalhar com um alto volume de dados não estruturados, de forma a organizá-los para que façam sentido.

Para aprender tudo sobre Ciências de Dados e iniciar a prática de Business Intelligence, indicamos o curso Data Science de A à Z - O curso completo. Com ele, você aprende todos os conceitos citados acima, além de ser um ótimo primeiro passo para quem deseja se aprofundar em BI.

Cientista de Dados

O cientista de dados é o expert em Ciência de Dados, e também possui a profissão que é considerada a profissão do futuro. Ele é responsável por dominar as mais importantes técnicas de ciência de dados e as boas práticas de visualização de informações, para que consiga criar elementos gráficos para demonstrá-los.

Também é imprescindível que o cientista de dados domine linguagem de programação, probabilidade, intervalos de confiança e testes de hipótese. Uma de suas funções é a de criar modelos preditivos com deep learning, neural networks e séries temporais, além de ver, na prática, as principais distribuições estatísticas.

Para conquistar uma capacitação nos pontos acima, acesse o curso online Formação Cientista de Dados.

Power BI

É um software da Microsoft focado em coleta, análise e monitoramento de dados. É uma das ferramentas de BI mais usadas do mercado, por isso, é essencial para quem deseja aplicar a análise de dados dentro de uma empresa. Para manuseá-la, é importante saber conceitos fundamentais de BI e de métricas de negócios.

O Power BI ajuda na análise e compreensão de dados, para que o processo de tomada de decisões baseado em informações seja o mais assertivo possível. Com ela, é possível construir relatórios completos e interativos para contextos diversos e de importância para os negócios. Também é possível fazer uso das funções DAX e do relacionamento de tabelas para criar poderosos modelos de dados.

Para aprender os primeiros passos de Business Intelligence e a usar o Power BI, esse curso online é o mais indicado para quem vai começar do zero: Power BI aplicado à problemas reais - Métricas e KPI’s.

Agora que você já tem as ferramentas certas, é hora de começar a traçar uma estratégia para aplicar Business Intelligence ao seu negócio. Com tomadas de decisão mais assertivas, o seu negócio vai decolar em direção ao sucesso. Boa sorte!


54 visualizações

Whatsapp (11) 942352721

casa@b2mamy.com.br

Nos acompanhe!

  • whatsapp (3)
  • Instagram
  • youtube
  • Facebook
  • linkedin

Casa B2Mamy está aberta!

 

Horário de funcionamento
10h às 18h *exceto de feriado


A Casa B2Mamy Wishe está tomando todas
as medidas de segurança e higienização baseadas no protocolo governamental do Plano São Paulo.

 

Te esperamos em Casa

Rua Mateus Grou, 576 Pinheiros 

São Paulo - SP

#vamosjuntasmascomcuidado

Seja uma B2Mana e fique por dentro das novidades!
whatsapp.png