top of page

Como Definir uma Estratégia de Comunicação e Posicionamento para Micro e Pequenas Empresas

Escrito por Sophia Fernandes - PinePR

Foto: banco de imagens Canva


Se você deseja aprimorar sua estratégia de comunicação e posicionamento para alcançar o sucesso com seu produto ou serviço, confira as dicas da PinePR.


Neste guia rápido, vamos abordar os principais tópicos para ajudar você a construir uma estratégia eficaz e sustentável.


|Back To The Basics


O primeiro passo é definir sua persona, ou seja, o perfil do público que precisa ser alcançado pela sua comunicação. Pense no seu produto ou serviço e avalie as necessidades, desejos, comportamentos e características demográficas do seu público-alvo.


Ao conhecer sua persona, você pode criar conteúdos mais relevantes e personalizados, aumentando a conexão com seu potencial cliente e a probabilidade de gerar interesse e conversão (venda) do seu produto ou serviço.


Vale fazer o exercício de diferenciar público-alvo de persona. O público-alvo é pensado como um grupo que tem potencial interesse naquilo que você vende. Esse público pertence a alguma classe social, com determinado poder aquisitivo, morador de alguma região brasileira, com determinada idade, etc. Já a persona é literalmente a descrição de um cliente ideal. É um personagem fictício, mas que poderia ser tranquilamente um cliente verdadeiro. Essa persona tem nome, idade, uma vida, desejos, interesses e espera resolver um problema com o seu produto ou serviço.


Por exemplo:


Negócio: restaurante de frutos do mar


Público-alvo – Homens e Mulheres pertencentes à Classe C em idade entre 25 e 43 anos da região sudeste;


Persona – Juliana do Santos é uma profissional recém-formada que adora ir à praia nas horas vagas, no Rio de Janeiro, onde mora. Ela tem muitos amigos na região onde reside e também da faculdade, e está sempre confraternizando com eles. Juliana aprecia frequentar restaurantes de frutos do mar, sendo uma verdadeira entusiasta da boa comida e sempre em busca de novas experiências culinárias. Sempre que recebe uma visita de outro estado, ela fica pensando em um restaurante de frutos do mar que ofereça uma experiência autêntica da culinária carioca e uma atmosfera descontraída.


Recomendamos que você crie entre uma e cinco personas, no máximo.


|Menos é mais


Agora, é hora de olhar para o seu mercado e região onde vai fornecer seu produto ou serviço. Existe muito dado público na internet, então vale fazer uma pesquisa profunda sobre o tema. Tenho objetivo de crescer, mas comece pequeno, sentindo o que é possível fazer na realidade que você está. Isso evita frustrações e você ganha maturidade e expertise.


Depois disso, é o momento de escolher os canais de comunicação adequados para alcançar sua persona. Lembre-se de que é importante focar naqueles em que você consegue manter regularidade na produção de conteúdo, por isso, não vale a pena tentar estar em todos os canais se você não tiver tempo e conhecimento técnico para se dedicar a isso da maneira adequada. Estar em menos canais com um conteúdo bem feito é mais efetivo que estar em vários e nada ser publicado direito.


Você pode optar por começar utilizando o WhatsApp e o Instagram, plataformas populares e usadas pela maior parte dos brasileiros. Mas não se limite apenas a isso, considere também outras redes sociais ou até mesmo o e-mail marketing, se for relevante para sua persona. Existem muitos outros canais além de redes sociais que valem sua atenção, como blogs, espaços off-line (banners, cartão de visita, murais, panfletos, participação em eventos e feiras, etc), além de espaços que demandam interesse por parte dos envolvidos, como a imprensa e conteúdos de influenciadores.


Outro ponto importante na gestão do conteúdo para esses canais é criar um calendário para você ter os seus esforços de comunicação já mapeados com antecedência. Um calendário simples, no excel ou no powerpoint (ou mesmo numa agenda física) pode ser o suficiente.


Além disso, se possível, considere dedicar uma parte da verba do seu negócio para aplicar na comunicação. A maior parte do retorno nem sempre virá automaticamente em forma de venda, mas uma marca em evidência é importante para oportunidades futuras e para ser lembrada pelo consumidor no momento que ele estiver preparado para comprar.

| Comunidade importa


Interagir e responder aos comentários dos seus usuários é essencial para construir uma comunidade de fãs leais e engajados. Mostre-se presente e interessada em ouvir o feedback dos seus seguidores. Isso ajudará a fortalecer o relacionamento e a construir uma reputação positiva para sua marca.


Além disso, é muito importante estimular conversas. Procure responder às interações nos seus canais proprietários de forma que instigue o diálogo. Assim você demonstrará legítimo interesse em ajudar seus clientes e vai fortalecendo o senso de comunidade que está sendo criado. Nunca se esqueça de que este é um trabalho de longo prazo.

| Tenha metas


Estabeleça objetivos claros e mensuráveis para sua estratégia de comunicação. Em vez de se concentrar na quantidade de seguidores, por exemplo, priorize a geração de leads, ou seja, potenciais clientes interessados no seu negócio. Trace metas alcançáveis, como aumentar o número de leads em 20% no próximo trimestre.


Procure conhecer metodologias como o uso de OKRs ou Metas SMART. Esses métodos vão te ajudar a elaborar objetivos realistas e alcançáveis, que vão te estimular a continuar em frente.

| Lifelong Learning


E o mais importante, nunca pare de aprender! Investir em conhecimento sobre Inbound Marketing, Social Media, Newsletter e outros temas relevantes para sua estratégia de comunicação é fundamental para se manter atualizada e trazer novas ideias para sua marca.


Busque por vídeos no YouTube, cursos gratuitos e blogs que compartilhem insights valiosos. Lembre-se de que a evolução contínua é uma aliada importante para o seu negócio, e que a consistência e a autenticidade são as chaves para o sucesso!


Boa sorte!




Texto escrito por Por Sophia Fernandes, Trainee de Marketing da PinePR, assessoria de Imprensa da B2Mamy.




 

Comentarios


bottom of page