Por Karina Lemos - co-fundadora da ÚNIKA.
Muitas vezes no mundo corporativo, onde você passa horas e horas no meio do “tornado” de atividades e coisas para fazer, perdemos a consciência de quantas oportunidades existem e quantas “dores” estão expostas no nosso dia-a-dia. Mas afinal, o que é Dor?
No empreendedorismo, principalmente nas Startups, utilizamos a palavra “Dor” para identificar um problema que necessita de solução. A solução deste problema identificado é a resposta para a pergunta:
“Qual dor que sua empresa resolve?”.
A observação do comportamento das pessoas e das empresas é o início de tudo, por isso se você deseja empreender um dos caminhos é conseguir olhar como observador externo e analisar as dificuldades das pessoas, provavelmente no seu dia-a-dia terão diversas situações que necessitam de soluções melhores. Ter clareza de qual problema do cliente sua empresa irá resolver é o primeiro passo, com certeza o mais importante para empreender.
Você deve pensar primeiro no problema e validar por meio do desenvolvimento de hipóteses, pesquisas e identificações de padrões se o problema realmente existe para várias pessoas ou empresas. Identificado que o problema realmente existe, isto é, temos uma Dor Verdadeira e apta a receber uma solução.
Tome cuidado! Pense primeiro no Problema e não na Solução.
A Solução pode ser um serviço, produto, aplicativo, site, entre outros só devem ser desenvolvidos com a Dor muito bem definida. A minha vivência corporativa em Construtoras e Incorporadoras, após trabalhar em quatro construtoras ocupando a posição de Conexão entre a Engenharia e o Relacionamento ao Cliente, identifiquei como dores a desconexão entre áreas técnicas e clientes, as atividades que envolvem as unidades em construção são sazonais que somado a falta de tempo dos profissionais resulta insatisfação dos clientes e altos custo de assistência técnica.
Por meio de conversas com profissionais do mercado e clientes de imóveis novos , validei que realmente existiam dores tanto nas empresas como aos clientes de imóveis novos. Assim, nasceu a ÚNIKA, que facilita tarefas e entrega de obras para construção civil atuando na conexão das áreas técnicas e proprietários de imóveis novos. Comece agora! Seja um observador externo do seu dia-a-dia.
Arquiteta e Urbanista, pós-graduada em Administração de Empresa pela FGV , certificada como auditora interna de qualidade. Co-fundadora da ÚNIKA, há 8 anos no Conselho Consultivo, no desenvolvimento de relacionamento comercial e estratégias administrativas. Hoje, compartilha a liderança da ÚNIKA, em estratégias de marketing, planejamento financeiro, desenvolvimento de inovação e tecnologia.