Livros de mulheres incríveis que toda mulher precisa conhecer

por Thais Vasconcellos




Na onda de aproveitar o confinamento para ser produtiva, separei alguns livros de mulheres memoráveis com ensinamentos pra lá de bacanas, sobre empreendedorismo, carreira, feminismo, família, resiliência (parece que estou descrevendo mulheres, não?) - para que vocês também possam curtir nestes dias dentro de casa:

- O lado invisível da economia: Uma visão feminista

por Katrine Marçal

A jornalista sueca Katrine Marçal começa explicando que as bases teóricas da economia como ciência ignoram a mulher, pois, na época que os conceitos econômicos primários foram escritos, as mulheres exerciam funções exclusivamente domésticas – mas, já naquela época, eram essenciais para que os homens, os “economicamente ativos” pudessem exercer suas funções. Prossegue no sentido de que, mesmo a mulher tendo tido conquistado a permissão de trabalhar, isso não acarretou na liberação das funções domesticas que lhe cabiam Em uma narrativa baseada em dados, Katrine defende que, mais do que conhecer as regras do jogo, é preciso mudá-lo para que o “gender gap” deixe de existir.

- Para educar crianças feministas: um manifesto

por Chimamanda Ngozi Adichie

Um dos meus preferidos! Chimamanda relata que uma de suas amigas, mãe de uma menina, lhe pede para aconselhá-la a como educá-la para que seja forte, íntegra, e, claro, feminista. Ela passa a narrar então, em 15 lições, conselhos simples de como oferecer uma formação igualitária a todas as crianças, o que se inicia pela justa distribuição de tarefas entre pais e mães. E é por isso que este breve manifesto pode ser lido igualmente por homens e mulheres, pais de meninas e meninos. Trata-se de uma leitura essencial para quem deseja preparar seus filhos para o mundo contemporâneo e contribuir para uma sociedade mais justa.

- O momento de voar – Como o empoderamento feminino pode mudar o mundo

por Melinda Gates

Denominá-la como “a esposa de Bill Gates” é pra lá de injusto. Com 23 anos ela já tinha graduação em ciência da computação, economia e MBA. Foi a única mulher selecionada para ingressar na Microsoft na sua turma. Com o crescimento da empresa, o casamento e 3 filhos, passou a dedicar-se a filantropia por meio da Fundação Bill & Melinda Gates que tem como objetivo globalmente melhorar a educação e reduzir a pobreza extrema. Nesta obra, a Autora traz relatos de situações e projetos que se envolveu e afirma que para mudar a vida de uma comunidade, o ponto de partida crucial é o empoderamento das mulheres e o fortalecimento de sua autonomia na sociedade.

Para vocês não ficarem só com o meu ponto de vista, olha só o que a Brené Brown escreveu sobre o livro: “O momento de voar mudou a forma como vejo a mim mesma, minha família, meu trabalho e o que é possível no mundo. Melinda entrelaça dados decisivos com um relato corajoso, repleto de vulnerabilidade. Este é um daqueles raros livros que permanecem no coração muito depois da última página.”

- Mindset

por Carol S. Dweck e S. Duarte

Carol S. Dweck, ph.D., é professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação. Suas pesquisas embasaram este livro que traz um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Para ela, o mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de porque somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não diante das mais diversas situações do dia-a-dia; ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. Mais do isso, é um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

- Mulheres que correm com os lobos

por Clarissa Pinkola Estés

Medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais frequentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga Clarissa Pinkola Estés. Ele veio junto com o desenvolvimento de uma cultura que transformou a mulher numa espécie de animal doméstico. Mulheres que correm com lobos identifica a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda, com o arquétipo de mulher selvagem, e propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação.

- Do Jeito Delas

por Taciana Mello Fernanda Moura

O livro "Do Jeito Delas – Histórias de Mulheres Empreendedoras pelo mundo" reúne histórias de empreendedorismo protagonizadas por empreendedoras em 24 países. O livro é fruto do projeto The Girls on the Road percorreu 99.534 mil quilômetros e realizou mais de 300 entrevistas, nos 5 continentes, com mulheres empreendedoras e especialistas no tema.

Ao longo de 15 meses, a dupla também navegou por aspectos socioculturais dos países visitados e teve uma vivência que foi além das entrevistas. "Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do papel e da percepção em relação à mulher por meio delas próprias. Foi um excelente exercício para quebrar os nossos próprios paradigmas e preconceitos", destacam as autoras.

Mulheres ainda enfrentam mais obstáculos para empreender e não importa o país, a cultura ou o ambiente empreendedor.

- Dicas de Mulheres Inspiradoras que Estão no Comando de Sua Carreira

por Andrea Roma, Geovana Quadros e Fabiana Saad

A obra faz uma compilação da história de vida de Empreendedoras que estão à frente de suas carreiras, empresas e famílias. Mulheres que não se abalaram, diante das crises; incrivelmente, enxergaram momentos de crises como oportunidades de crescimento em suas vidas.

Quando você vê: “Participação exclusiva: Luiza Helena Trajano, Chieko Aoki, Sônia regina Hess de Souza e Constanza Pascolato. Prefácio: Cristiana Arcangeli” – não dá para não ler né?

O Algortimo do Sucesso – a arte da inovação

por Camila Farani

Neste e-book a empresária e investidora Camila Farani trás alguns casos reais de grandes empreendedores e como eles usaram de inovação para alcançar o sucesso.

Dos grandes fabricantes de petróleo e aço às empresas de tecnologia atuais, a autora traz conceitos relevantes para empreendedores como modelo de negócio, escala, barreiras de entrada, atrelado a exemplos reais como YouTube e McDonalds.

Não tenho a expectativa de esgotar o assunto e aguardo ansiosamente sugestões de complementação da lista! Enjoy it!

0 visualização

Tel: (11) 942352721

contato@b2mamy.com.br

Rua Mateus Grou, 576 Pinheiros - São Paulo - Sp

Use as # nas redes sociais

#b2mamy

#b2manas

#soulb2mamy

#juntasomoscasa

#botaelasnopalco

#fightlikeamother

#vemprab2mamy

#casab2mamy

Nos acompanhe

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Whats App

Operações Suspensas Temporariamente - COVID-19

Com base nas mais recentes atualizações de políticas da B2Mamy e em consideração à saúde e segurança pública em geral, decidimos fechar a Casa B2Mamy e suspender todos os eventos abertos ao público até novo aviso.

Assine a nossa newsletter
Whatssap.png