top of page

Os efeitos da pandemia nos pequenos

Atualizado: 27 de jan. de 2023


O contexto de isolamento causado pela pandemia está afetando a saúde mental de crianças e adolescentes, por mais que pensemos que somente os adultos sofram com os resultados de uma realidade completamente nova e, muitas vezes, assustadora.


No caso deles, ansiedade e depressão são prevalentes. Imagine só: de repente, a escola é em casa, terminam as visitas e brincadeiras com amigos, a família não se encontra mais. Além disso, os pais podem também estar ansiosos e preocupados.


As crianças têm sim suas preocupações. Eles podem ter medo de perder alguém, de ficar doentes, sentir saudade dos amigos e de uma rotina, que é importante em todas as fases da vida, e muitas vezes nos sentimos frustrados, dentro de casa, sem saber como responder as perguntas dos nossos filhos, uma vez que de fato não sabemos as respostas.


Os desafios que você enfrenta podem afetar sua relação com seu filho, mas é importante, principalmente neste momento, fortalecer os laços. Os sentimentos das crianças são afetados pela relação com os pais. Logo, você precisa estar bem, disposto a conversar e sanar dúvidas.


É importante perguntar SEMPRE como seu filho se sente, principalmente agora. Crianças precisam de socialização, ou seja, de escola, de amigos, de bagunça, de contato, e é natural que a falta disso tudo por tanto tempo cause mal estar.


Se você sente que seus filhos estão deprimidos ou ansiosos, a intervenção precoce pode evitar consequências de longo prazo.


Felizmente as aulas estão prestes a voltar, algo que vai ser extremamente positivo para a saúde mental dos pequenos. Foque as energias na preparação do material escolar, na expectativa, no uniforme… E, se faltar uma atividade legal em uma tarde quente de verão, corra para o feed da Play2Grow, recheado de ideias para passar o tempo aprendendo!



Texto desenvolvido pela Play2Grow

empresa parceira da B2Mamy na Casinha -

espaço criado para o desenvolvimento

infantil das crianças dentro do primeiro hub de inovação family friendly do Brasil, saiba mais aqui.

bottom of page