Presença Feminina no Setor Automotivo: lutando contra as diferenças


Entender as questões de gênero é um desafio recorrente desde o século XVIII (época do Iluminismo), quando se debateram as primeiras controvérsias sobre igualdades entre homens e mulheres. Passa pela Revolução Francesa e alcança a Agenda ONU 2030 com seus 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

A revolução Francesa, em sua célebre tríade (igualdade, liberdade e fraternidade) não incluía as mulheres diretamente. A Agenda 2030 da ONU traz em seu 5º. objetivo um desafio que está em sintonia com a nossa rede : “alcançar a igualde de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”.

As disparidades vividas por homens e mulheres no mercado de trabalho virou questão central em muitos debates, tanto que o Fórum Econômico Mundial aborda o tema sistematicamente. Em 2016 destacou que a igualdade de gênero no mercado de trabalho só deverá ser alcança em 2186. Já em Davos 2018, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que contratar, promover e manter mulheres é algo que podemos fazer hoje e agora".

A indústria automotiva brasileira responde por 25% do PIB industrial do Brasil. Fiz carreira nesse setor. Saí após a licença-maternidade, há 21 anos. Resolvi empreender, a MHD tem a mesma idade de meu filho.

Duas décadas depois, o cenário continua o mesmo, a maternidade e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional continuam sendo os principais fatores inibidores da carreira feminina no setor.

Histórias como a minha seguem se repetindo, mas agora tenho a oportunidade de contribuir para que as mulheres tenham mais alternativas do que eu tive, para que sejam devidamente valorizadas.

Tive a honra de ser convidada para coordenar a parte técnica do projeto Presença Feminina no Setor Automotivo, estudo inédito que mapeou a participação da mulher nesta indústria tão masculina. A iniciativa é da editora Automotive Business, a mais relevante publicação B2B do segmento, liderada por outra mulher inspiradora, Paula Braga.

Os resultados desse estudo inédito serão apresentados no próximo dia 20 de fevereiro de 2018 e a B2Mamy estará presente. A Dani Junco participará do painel “Espaço das Mulheres nas Grandes Empresas e a alternativa de construir uma carreira empreendedora”.

Clique aqui e saiba mais sobre o evento Mulheres Automotivas.

A pesquisa Presença Feminina carrega uma visão propositiva. Além de mapear a atuação da mulher, identificou as boas práticas já adotadas pelas empresas. Queremos inspirar e contribuir para as áreas de recursos humanos em suas políticas de retenção de talentos e equidade de gênero, contribuindo para uma sociedade mais igualitária.

Somos nós B2Manas fazendo a diferença.... ou melhor, nesse caso, lutando contra a diferença.

Tania Macriani é sócia da MHD Consultoria Empresarial, empresa especializada na gestão de pequenas e médias empresas, e gerenciamento de projetos especiais para grandes empresas. Graduada em Marketing pela ESPM, é Mestre em Empreendedorismo e Estratégia. Coordenadora do Programa Pulse na B2Mamy, professora e consultora nos Programas 10 Mil Mulheres e Itaú Mulher Empreendedora na FGV. Professora do Senac, Avaliadora Cerne (Gestão de Incubadoras), Top de Marketing 2001.

Linkedin

Site

#mulhernosetorautomotivo #setorautomotivo #mulheresnaindustriaautomotiva #carreirafeminina #botaelasnopalco #mentorb2mamy #b2mamyaceleradora #b2mamypulse

24 visualizações

Tel: (11) 942352721

contato@b2mamy.com.br

Rua Mateus Grou, 576 Pinheiros - São Paulo - Sp

Use as # nas redes sociais

#b2mamy

#b2manas

#soulb2mamy

#juntasomoscasa

#botaelasnopalco

#fightlikeamother

#vemprab2mamy

#casab2mamy

Nos acompanhe

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
  • Preto Ícone YouTube
  • Whats App
Whatssap.png