Artigo desenvolvido por Dani Junco, CEO da B2Mamy.

"O Marketing consciente não é sobre a construção de um produto comum e, em seguida, a manipulação das pessoas para comprá-lo através de atividades promocionais inconscientes e massivas. E nem meramente outro termo para responsabilidade social e corporativa ou filantropia. Trata-se de construir uma empresa, produtos e serviços com profunda consideração pelo cliente. Ao mesmo tempo em que envolvemos e cuidamos de todas as partes envolvidas em seu ecossistema." Carolyn Tate
"O Slow living é tanto um estilo de vida quanto uma filosofia em comportamento de produção e consumo. Nesse último caso, as decisões de compra são baseadas em um senso comum de atributos e valores das marcas que enfatizam a qualidade sobre a quantidade, a autenticidade e as responsabilidades ambientais e sociais." - Janson Drebitkro | Consultor americano de desenvolvimento de negócios.
Conheci o projeto The Purpose Project da Arolyn Tate sobre Slow Marketing e o conceito de Slow Living do Janson Drebitkto. E aí unir os dias foi um passo.
Slow Marketing é sim vender seu peixe e promover a sua oferta considerada a venda e o lucro, mas alinhando com seu propósito e pensamento em servir o seu cliente e tornar a vida dele melhor.
Sem pegadinhas, discursos falaciosas ou gatilhos emocionais premeditados. Seu negócio será sustentável porque seu lead ou cliente percebam a coerência, confiam em você, e além de consumir, compartilham a sua mensagem.
Exemplos do que é Slow Marketing
Ter um canal para o cliente tirar dúvidas antes de fazer a conversão;
Deixar claro o job funcional, ou seja, você vai entregar o que e em quanto tempo, alguns serviços e produtos são realmente construídos na jornada de deixar espaço para informar as variáveis não controláveis;
Ser um feedback lover e ouvir o seu cliente com o coração;
Seja vulnerável, se é um teste fale que é um beta e admita o que pode dar errado e chame o seu cliente para cocriar com você novos caminhos;
Conte a sua história (a cozinha de preferência). A verdade aproxima;
Seu cliente comprou? Ótimo! Porém inclua em suas métricas saber se ele usou e como isso o levou de um ponto A ao ponto B.
Exemplo do que não é Slow Marketing
Dizer o que é o último e mais vezes depois;
Ser um curso gravado e perpétuo (desses que você compra e é seu) e dizer que vai acabar. Não, não vai está gravado!
Usar a falácia do falso dilema, ou você compra aquilo ou não você será infeliz, ou burra, não amada, atrasada ou qualquer coisa que ataque diretamente o outro;
Confundir para vencer. Usar técnicas de usabilidade para o cliente apertar o botão errado, esconder como cancelar algo ou como falar com sua empresa;
Informar como entregável algo que você não pode diretamente controlar: faça 5.000,00 sentada do seu sofá;

O DNA da sua empresa é do que ela é feita!
Como o crescimento da empresa, a entrada de novas pessoas, expansão para outros lugares é bem possível de se perder. Mantenha o time sempre alinhado:
1) Por que começamos?
2) A quem servimos?
3) Do que somos feitos?
4) O que é inegociável?
5) Qual nosso propósito?
Tenha uma empresa sustentável, humana e inovadora. Ser uma boa pessoa nesse mundo já é um diferencial.

Founder e CEO da B2mamy