Nesse mar de imprevisibilidade do maternar, existe algo que posso controlar?

Seja a frustração quando a amamentação não flui de primeira, seja aquele choro incontrolável que você ainda não entende e parece não ter fim, ou a rejeição daquelas refeições que você preparou com tanto carinho.
A cada sensação de "bola fora", a vida vai nos mostrando que na maternidade nem tudo segue o roteiro que imaginamos, lemos e estudamos. Muitas coisas simplesmente não acontecem como planejamos. É a vida nos dizendo que, para o maternar, precisamos de adaptabilidade, fluidez e resiliência. Como diria Bruce Lee, em uma de suas citações mais famosas: "be like water, my friend".
O Inesperado e o Papel do Controle
Pois bem, em meio à temporada de corizas e constantes idas à farmácia que parece um destino obrigatório, levei meu filho ao pediatra. Ele, que também é alergista, me entregou um papel com o título: CONTROLE AMBIENTAL. Talvez valha a pena mencionar que "controle ambiental" se refere a tudo o que fazemos em casa para evitar crises alérgicas, como, por exemplo:
● Ventilação: Abrir as janelas durante o dia para permitir a circulação do ar.
● Mobiliário: Optar por móveis simples e fáceis de limpar.
● Roupas de Cama: Trocar duas vezes por semana e lavar as peças guardadas há muito tempo antes de usar.
● Filtros: Realizar a limpeza dos filtros do ar-condicionado.
● Proteção: Forrar colchões e travesseiros com capas impermeáveis.
● Temperatura da Água: Lavar roupas de cama com água quente.
● Acúmulo de Pó: Evitar tapetes, móveis estofados e tudo que acumule pó no dormitório.
● Umidade e Mofo: Prevenir umidade e mofo.
● Tecidos Específicos: Evitar roupas e cobertores de lã.
Contudo, o que realmente inspirou este artigo não foi a possível crise alérgica do meu filho, mas sim o entendimento profundo que me veio naquele momento: pela primeira vez, alguém me entregava um roteiro, indicando que eu poderia ter controle sobre algo que até então parecia completamente fora do meu alcance.
O Lar Como Nosso Refúgio
É exatamente essa a essência do meu trabalho no Cuidado no Lar Bebê: transformar esse mar de imprevisibilidades em segurança e tranquilidade para as mães. Não é sobre o que você não controla, mas sim sobre o que, hoje, você pode controlar: a preparação do seu lar.
Um lar bem organizado e seguro não só otimiza o dia a dia, mas também pode trazer uma imensa paz de espírito para os pais. Afinal, mesmo que o resto da jornada seja imprevisível, saber que o ninho do seu bebê está pronto e acolhedor já é um grande passo para um maternar mais leve e confiante.
Os textos apresentados no "Blog B2Mamy" são de autoria da Comunidade. Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial e/ou a opinião da B2Mamy.

Saiba mais |Conheça os planos