top of page

5 dicas para encarar as finanças da sua empresa sem medo

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Encontro muitas mulheres empreendedoras e vejo a disposição qu elas têm para fazer suas empresas darem certo. Afinal, as motivações são as mais genuínas – criar os filhos e se realizar pessoal e profissionalmente. Mas, nesta jornada, há algo imprescindível que a empreendedora precisa saber com precisão: que lucro a empresa precisa gerar para a jornada valer a pena?

Todas reconhecemos essa importância, mas por que ainda tememos tanto olhar para os números ? Será que queremos provar que o negócio vai dar certo sem mirarmos seus indicadores? Nenhuma de nós dirige seu carro sem olhar os alertas do painel de controle, certo? E por que fazemos isso com nossas empresas? Para ajudar você, empreendedora, a perder esse pavor, listo abaixo cinco dicas para quem quer iniciar (sem medo) seu controle financeiro:

1. Qual a melhor ferramenta? Ferramenta de controle financeiro é igual a perfume. Cada uma se identifica mais com o seu. Sim, hoje no mercado existem muitas opções que auxiliam e interagem bem com e-commerces ou sites. E esse é o ponto: encontre a ferramenta que mais facilite o seu dia a dia. É ela quem deve trabalhar para você, e não o contrário. Se não sabe por onde começar, foque no fluxo de caixa, um controle importante porque mostra o que entra e sai do seu bolso.

2. Qual o melhor horário? Números são complicados para você? Então olhe para eles no início do dia, quando você está mais disposta, tem mais energia. A tarefa acaba sendo mais produtiva, ficará mais fácil de ser absorvida.

3. Qual a frequência de atualização dos números? Comece fazendo isso diariamente. À medida que notar que não há grandes mudanças em 5 dias, passe a controlar uma vez por semana. Se notar que em 15 dias não há muitas mudanças, faça quinzenalmente. Aqui a dica é: transforme o controle dos números em rotina!

4. Quem faz? Enquanto você preenche sua planilha, é como se estivesse sovando uma massa. Você vai entendendo como cada número compõe seu lucro, e como cada item da mistura forma a massa! Você percebe como o seu estilo de tocar a empresa (gastos, esforço para vendas etc) gera os resultados financeiros. No começo é mais trabalhoso, mas depois de feita a estrutura ela se transforma em item de primeira necessidade!

5. Com o que você quer ocupar sua memória? Você prefere focar apenas em datas de pagamento de fornecedor ou em todos números importantes de sua empresa? Priorize as informações, mas sem negligenciá-las. E aí? Pronta para iniciar seu controle financeiro? Escreva-nos contando suas dificuldades e vamos responder para te ajudar. * Sandra Alonso fundou a Feminanças para tornar mais suave a caminhada da empreendedora. Desde cedo identificou nas mulheres de sua família o poder feminino definido pela força, criatividade e muita perseverança. Ao ser mãe, entrou em contato com muitas mulheres que batalham para equilibrar desejos pessoais, familiares e profissionais empreendendo. E se encanta com a história de cada mulher e empresa que conhece!

bottom of page