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5 lições do Manual do Empreendedor do Google Primer

Atualizado: 27 de jan. de 2023


O Google Primer, plataforma de educação sobre negócios e marketing para quem está construindo uma empresa do Google, lançou um novo Manual do Empreendedor. O conteúdo foi criado por startups residentes no Campus São Paulo e tem dicas que vão desde a criação de uma ideia de negócio até como conseguir investimentos ou vender mais, comunicação com o cliente e marketing digital e métricas. Separamos cinco delas como destaque:

1 – Pesquisar é importante para descobrir o que seus concorrentes estão fazendo e como você pode valorizar e modificar sua própria empresa para melhorá-la, torna-la mais original e, portanto, mais competitiva. Descubra tudo o que puder sobre seus concorrentes: preços, características dos produtos, público-alvo e estratégias de marketing. Faça isso com frequência, já que o mercado esta sempre evoluindo e seu produto deve evoluir junto com ele.

2 – Mesmo se você não tiver uma startup, pensar como uma pode ajudar sua empresa a crescer. Você pode aprender a ser mais inovador e descobrir como resolver problemas antigos de jeitos novos.

3 – Quando você ainda estiver na fase da ideia, crie sempre um protótipo do seu produto. Protótipos mostram as funções básicas do produto e ajudam as pessoas a entender o que ele faz e quais as caraterísticas principais, tipo cor e tamanho. Assim, você testa a ideias, prova que seu conceito funciona e pode até achar saídas promissoras para os seus problemas.

4 – Se você tem um sócio, antes de começar qualquer coisa séria tenha certeza de que você e ele têm a mesma missão, valores e metas para a startup/empresa de vocês. Conversem e vejam se os dois têm a mesma definição de sucesso. Considere também os estilos de trabalho. Veja se dá liga.

5 – Antes de lançar um produto a primeira coisa a fazer é conhecer o máximo de gente que tem um interesse real no que você vai vender. Manter uma lista de e-mails de possíveis clientes é bacana. Crie um site ou uma página numa rede social que dê para as pessoas se inscreverem para receber atualizações do seu produto ou serviço. Faça isso sempre, até mesmo depois de lançar, para seu cliente saber de todas as suas novidades. Pense no que as pessoas estão procurando quando chegam na sua página. Responda de um jeito fácil. E, principalmente, ouça FEEDBACK.

Quer ler mais lições? Baixe o aplicativo Google Primer.

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