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Empreendedorismo e Impacto Social

Atualizado: 27 de jan. de 2023


O denominador comum de todas as organizações, projetos e negócios sociais é a capacidade de impactar de forma positiva a realidade das pessoas que utilizam seus serviços ou produtos. Para essas iniciativas, propósito e impacto vem antes de qualquer coisa. Por isso, o modelo de impacto deve vir antes mesmo do modelo de negócio, pois a forma que o negócio vai operar deve ser guiada pelo seu poder de transformação. Mas o que pode ser considerado impacto social?



É o efeito de uma ação a médio ou longo prazo, que leve a desenvolvimento ou melhora social, uma transformação que deve ser mensurável. O Social Good Brasil considera o conceito de pobreza criado Amartya Sen, segundo o qual pobreza não é definida apenas pelo poder econômico e renda, mas pelo acesso a serviços básicos de educação, saúde, saneamento e moradia de qualidade. Por isso, iniciativas podem gerar impacto social em quatro dimensões:


Acesso: Soluções que reduzam a assimetria de informação entre classe sociais e facilitem o acesso a serviços básicos de educação, saúde, saneamento e moradia, reduzindo assim as desigualdades sociais.


Autonomia: Iniciativas de jornalismo independente ou que aproxime as pessoas dos meios de produção, como os projetos relacionados a cultura maker (faça você mesmo). Também está relacionada a acessibilidade de pessoas com deficiência, com tecnologias que permitam viver de forma mais independente.


Transparência: Disponibilidade de informações para todos que possam se interessar, para que passem a ter mais participação cidadã e tomar melhores decisões coletivas. Transparência também permite transformar big data em good data, tomando ações sócia os mais relevantes e assertivas.


Escala: Permite levar uma solução para cada vez mais pessoas, tanto por sua replicabilidade quanto pela abrangência. Soluções de baixo custo ou campanhas que atingem milhares de pessoas com o uso da tecnologia são exemplos disso.


Entendendo o problema: você precisa entender o problema a partir do ponto de vista do seu beneficiário, pratique a empatia, se coloque no lugar dele! Afinal, a solução deve ser centrada em quem vai utilizá-la. E para começar a pensar em uma solução, crie perguntas no estilo “nós podemos”. Por exemplo: “ Como nós podemos melhorar a nossa saúde e qualidade de vida, vivermos em ambientes saudáveis, seguros e sustentáveis?


Definindo uma Teoria da Mudança

Depois de definir o problema é necessário traçar o caminho da ação até o impacto. Uma forma de sistematizar estas informações é através da Teoria da Mudança, que relaciona atividades, resultados, objetivos e impacto de uma forma lógica e encadeada.




Métricas de negócio X Métricas de Impacto


Métricas de negócio social quantificam o que você faz, mas não necessariamente o impacto na vida das pessoas. Por exemplo:


- Número de pessoas treinadas

- Número de beneficiários


Já as métricas de impacto quantificam o impacto real na vida das pessoas. Por exemplo:


-Número de pessoas com aumento de renda

-Redução na taxa de doenças respiratórias

-Aumento nos índices educacionais das escolas atendidas


No empreendedorismo social é importante pensar em ambas, até porque muitas vezes elas estão interligadas: quanto mais produtos você distribuir, mais pessoas serão impactadas pela solução.


Porém, como adiantamos no início deste texto, a sua missão vem primeiro. Foco no impacto e mão à obra!


Silvia Berlinck - Founder/CEO da Sorriso Sustentável Soluções Ambientais, uma startup de impacto social que desenvolve projetos de qualidade de vida/bem-estar, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental assim como o desenvolvimento humano na formação de cidadãos engajados, comprometidos e preparados para os desafios pessoais e profissionais do século XXI. As escolhas que fazemos hoje irão construir o amanhã. Vamos juntos cocriar um mundo novo?



*Fonte: Plataforma Instituto Legado de Empreendedorismo Social

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