top of page

Época de re-inventar por Kika Ricciardi

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Foto: Unsplash


Nesta época em que estamos re-inventando nossos negócios, gostaria de compartilhar um pensamento que me impactou forte e positivamente, desde que o ouvi de Jack Ma. Fundador do Alibaba, Ma se aposentou da gigante chinesa de comércio eletrônico em setembro de 2019 para se concentrar em Educação, que ele considera a “questão mais importante e crítica" do nosso tempo. Ele tem uma ideia muito particular sobre os três Qs que todos/as precisamos em nossas vidas e jornadas profissionais, numa era em que o mundo está mudando tão rápido: QI, QE e QL. Transcrevo a seguir sua fórmula:

"Se você deseja ter sucesso, deve ter um QE muito alto” referindo-se à inteligência emocional como caminho para relacionamentos inter-pessoais.
"Se você não quer perder dinheiro rapidamente, deve ter um bom QI", acrescentou, mencionando o tradicionalmente conhecido quociente de inteligência cognitiva. “Mas se você quer ser respeitado/a, deve ter QL, o quociente do amor", concluiu ele.

Jack Ma pondera: “o cérebro humano será substituído por máquinas, mas as máquinas nunca poderão substituir seu coração. O foco no currículo levou a uma cultura vencedora centrada em nós mesmos/as, enquanto que neste século apenas venceremos nos importando com os outros. É por isso que o QL baseado em auto-conhecimento, empatia, trabalho em equipe e colaboração é importante”, conclui ele. Seguindo a mesma vibração do pensamento de Ma, deixarei uma citação de Brené Brow, pesquisadora e professora norte-americana. Além de capturar muito bem a ideia de Ma, a frase de Brené motiva e encoraja, especialmente mulheres resilientes, a seguirem adiante: com “Strong Back, Soft Front, Wild Heart” - costas fortes, frentes suaves e corações selvagens. Com carinho,

Kika Ricciardi



bottom of page