O Corona está impactando o consumidor agora e para sempre.

Texto desenvolvido por: Carolina Pugliesi

Programa Start na Casa B2Mamy
Emoções importam! São retorno de investimento

Antes do Corona, estudo mostra que 48%* das empresas encerraram atividades antes de 2 anos de vida. O Principal motivo: não conheciam o seu cliente e mercado de atuação.


Hoje, empreendedores ainda contam com um agravante: a crise advinda do Corona, com impacto devastador - quase 60%* dos empreendedores fecham suas portas.


Embora neste cenário atual, além dos novos empreendedores que conseguiram encontrar oportunidades com a crise, os empreendedores sobreviventes têm direcionado seus negócios por meio de algum tipo de reaproveitamento e redirecionamento de conhecimentos, habilidades, pessoas e comunidades existentes para as novas necessidades que surgiram, mas ainda o emocional do empreender (adaptar ao marketing digital, escassez de dinheiro, insegurança, cansaço), do fazer acontecer rápido, ultrapassa a fase de planejamento, de conhecimento do mercado e clientes, podendo impedir o sucesso dessas empresas.


Bem-vindos à Era do "Slow Living", do viver em casa, onde o menos é mais, do resgate de valores do passado, do compartilhamento de aprendizado, da convivência em família de corpo e alma, da sustentabilidade mais aflorada, da natureza adentrando aos lares, dos hábitos saudáveis - alimentação e, principalmente do propósito por trás das marcas.

Consumidores dessa nova Era buscam mais. O preço é importante, mas o que está por trás do produto/serviço cada vez mais define a decisão de compra. Os millennials ( ~ entre 22 e 39 anos) vêm ditando essa tendência de comportamento, representando 70 milhões de brasileiros(as).


Com essa mudança drástica cultural e de valores - conexões, restrições, os consumidores não caem mais em estratégias de marketing do passado, o que reforça a importância de entender as emoções por trás do consumidor, as quais impulsionam a inovação de valor da marca, trazendo oceanos azuis: mercados menos explorados que através da inovação de valor (não monetária) trazem diferenciação, mais oportunidades de crescimento sustentável em mercados atuais e adjacentes, novas personas, tornando a concorrência irrelevante.


Se sua empresa pensa em mergulhar em oceanos azuis, comece por aqui:


  1. Entenda o seu mercado (concorrentes/referências) - estude!!!

  2. Entenda as Emoções do seu cliente/atual ou novo cliente - neurociência . Se já tiver cliente ativo, comece por ele, e o traga/mantenha-o em seu funil de vendas fidelizando-o

  3. Dados atualizados do seu mercado?

  4. Quais emoções estão por trás do seu "novo consumidor on-line”. Podem ser diferentes vs. off-line

  5. Seu produto/serviço está resolvendo as dores atuais desse "novo consumidor"?

  6. Quais seus diferenciais de "valor" (não monetários) você entrega? Ex: sustentabilidade

  7. Faça parte de uma Comunidade que te conecte e te impulsione

  8. Tenha uma mentalidade BeBlueOcean enxergando oportunidades onde os outros vêem restrições!


Fonte: SEBRAE, EstadoSP.




Carol Pugliesi - BBO

Carol Pugliesi

CEO da Be Blue Ocean - BBO


BBO ajuda empresas a encontrarem

oceanos azuis, através de metodologia

única: estratégia do oceano azul exponencial,

big-data e tecnologia.



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