A endometriose é o aparecimento do tecido que reveste a cavidade uterina (chamado endométrio) em outras partes do corpo. Na grande maioria dos casos, ela ocorre na região pélvica: ovários, útero, trompas, bexiga e a porção final do intestino grosso.

As oscilações hormonais podem intensificar as dores.
Além de dores intensas, especialmente na região pélvica e abdominal, pode causar fadiga crônica, dor de profundidade durante a relação sexual, inchaço, distensão do abdome e mudanças nos padrões urinários ou intestinais relacionados ao ciclo menstrual. Pode causar também dificuldade para engravidar (infertilidade).
A endometriose é uma disfunção feminina oriunda de várias origens:
expressão de um gene, inflamação, ciclos não ovulatórios, insuficiência de progesterona. Existem muitas formas de olhar para a endometriose.
Os sintomas podem ser tratados com anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir a dor, e anticoncepcionais, que bloqueiam a ação hormonal. Dependendo do caso, pode ser indicada uma cirurgia para retirar os focos da endometriose.
*A B2Mamy e o Grupo Santa Joana acreditam que a autonomia feminina começa com o acesso à informação de qualidade.
O Projeto Madrinha é um canal de comunicação confiável e atualizado sobre a saúde da gestante, que oferece o apoio de uma profissional altamente qualificada para acolher e proporcionar uma experiência ainda mais tranquila e com todo suporte necessário. Saiba mais e se cadastre clicando aqui.
O Grupo Santa Joana conta com uma estrutura especializada para realizar o tratamento da doença. Clique aqui e saiba mais.