top of page

O que é a endometriose?

A endometriose é o aparecimento do tecido que reveste a cavidade uterina (chamado endométrio) em outras partes do corpo. Na grande maioria dos casos, ela ocorre na região pélvica: ovários, útero, trompas, bexiga e a porção final do intestino grosso.

imagem endometriose
Foto: Greg/Folha de Pernambuco
As oscilações hormonais podem intensificar as dores.

Além de dores intensas, especialmente na região pélvica e abdominal, pode causar fadiga crônica, dor de profundidade durante a relação sexual, inchaço, distensão do abdome e mudanças nos padrões urinários ou intestinais relacionados ao ciclo menstrual. Pode causar também dificuldade para engravidar (infertilidade).


A endometriose é uma disfunção feminina oriunda de várias origens:

expressão de um gene, inflamação, ciclos não ovulatórios, insuficiência de progesterona. Existem muitas formas de olhar para a endometriose.

Os sintomas podem ser tratados com anti-inflamatórios, que ajudam a reduzir a dor, e anticoncepcionais, que bloqueiam a ação hormonal. Dependendo do caso, pode ser indicada uma cirurgia para retirar os focos da endometriose.


*A B2Mamy e o Grupo Santa Joana acreditam que a autonomia feminina começa com o acesso à informação de qualidade.

O Projeto Madrinha é um canal de comunicação confiável e atualizado sobre a saúde da gestante, que oferece o apoio de uma profissional altamente qualificada para acolher e proporcionar uma experiência ainda mais tranquila e com todo suporte necessário. Saiba mais e se cadastre clicando aqui.



logo Grupo Santa Joana

O Grupo Santa Joana conta com uma estrutura especializada para realizar o tratamento da doença. Clique aqui e saiba mais.

Posts recentes

Ver tudo

Sinais de alerta para ir à maternidade

Para evitar o famoso “alarme falso”, é bom entender as fases do trabalho de parto. Este processo costuma durar algumas horas, então não é necessário correr para a maternidade na primeira contração. Pr

Comments


bottom of page