top of page

Propósito Transformador Massivo e as organizações exponenciais

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Segundo Salim Ismail fundador da Singularity University, empresas exponenciais como Google, Uber e Netflix, possuem 11 atributos comuns de crescimento. Ter um Propósito massivo transformador é um desses critérios.

A imagem abaixo demonstra os atributos mapeados e eu quero chamar atenção nesse artigo para um em especial, o Propósito Massivo Transformador.

"O Propósito Transformador Massivo não é uma declaração de missão, mas uma mudança cultural que move a equipe interna para o impacto externo. A maioria das grandes empresas contemporâneas está focada internamente e, muitas vezes, perde o contato com seu mercado e seus clientes." Salim Ismail - Singularity University

Ismail, defende como principal pilar um olhar centrado no cliente para empresas que decidam crescer de maneira exponencial, ou seja, crescem muito e rapidamente em relação aos seus pares no mesmo segmento econômico.

Eu também acredito nisso. Quem não nasce para servir, não serve para empreender.

Para sonhar e realizar em proporções impactantes, só decisões de negócios não bastam. É necessário entender o por que está realizando e a vida de quem está impactando. É preciso um motivo audaciosamente grande que causam transformações significativas para uma comunidade.

Se você torce o nariz quando ouve a palavra propósito no mundo dos negócios, saiba que é uma visão míope que vem da Hard Economy, um tipo de economia que está em clara transição. O PTM orienta a cultura organizacional e te fará:

- Saber o motivo do seu movimento constrói uma comunidade apaixonada e leal;

- Te manterá em um oceano mais azul. Ter seu cliente no centro é inovação;

- Criará um ambiente seguro para a equipe;

- Te ajudará a definir as estratégias para crescer;

- Renovará sua energia nos dias ruins. Ele é sempre maior do que vc mesma.

Alguns exemplos de PTM para ilustrar:

Organizar toda a informação do mundo - Google

Encontrar ideias que merecem ser espalhadas - Ted

Tornar as mães líderes e livres economicamente - B2Mamy

Perceba que aqui só tem o Porquê. O como e o o quê são definidos a partir daí e assim tornamos a concorrência irrelevante.

Leia sobre o conceito Golden Circle de Simon Sinek que afirma Sinek incansavelmente: As pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”. Ver TED

Repare que na figura acima o Porque está relacionado ao Sistema límbico do cérebro que é o responsável pelas emoções e comportamento sociais. Logo ativar esse sistema antes do Neocortex que é mais racional, causa uma conexão maior com as pessoas. E é sempre sobre pessoas e como torná-las a vida delas melhor ou, deveria ser.

Exemplo da utilização do Golden Circle da Natura:

Por quê: Somos apaixonados pela cosmética e relações

Como: A forma que expressamos nossa paixão é promovendo o bem estar das pessoas consigo e com os outros

O quê: Através de fragrâncias, texturas e composição dos nossos produtos de beleza e higiene pessoal.

SEU PTM é sua bússula que te mantém no foco.

Um check list para te ajudar a começar a desenvolver o seu. Tente escrever em tópicos e depois vá achando intersecções. Como esse exemplo do modelo do Ikigai que auxilia nessa jornada.

- De quem é a vida que deseja impactar?

- Quais são os principais desafios que essa pessoa encontra? Existem mais pessoas?

-O que te move hoje? No que acredita?

- Qual atividade que onde você se sente muito produtiva, curiosa e focada?

Procure intersecções e sonhe grande :)

E aí o que te move? O que te faz atravessar a rua, pegar o avião, por vezes não colocar seu filho na cama . A vontade de legado, transformação e crescimento bateu forte por aí?

Eu só consigo sonhar muito grande para caber muita gente. Meu PMT pessoal é colocar mulheres em movimento.

Dani Junco

CEO B2Mamy

bottom of page