top of page

E afinal, o que significa ser family friendly?

Atualizado: 13 de dez. de 2022

Quando as mães e pais chegam à Casa B2Mamy - Primeiro hub de inovação focado em tornar mães e mulheres líderes e livres economicamente, uma dúvida muito comum que surge é sobre sermos um espaço Family friendly.


A Casa acabou de completar dois anos e seguimos sendo única nessa categoria no Brasil! A nossa inspiração veio de um hub na Dinamarca, pois literalmente não achamos outro mais próximo. Mas, afinal, o que significa ser amigável à família?


O primeiro mito que precisamos derrubar é de que só mães frequentam nossa Casa, muito pelo contrário, temos vários papais na área, além de homens, mulheres, de todas as idades e orientações; todos são sempre bem-vindos!


E temos crianças? Sim, nós temos crianças porque como diz Micheli Junco, nossa CTO, “depois que elas nascem, elas não vão para a lua, continuam bem aqui, nas nossas vidas”.


Isso que parece óbvio não entra na lógica do mercado onde os espaços de trabalho são 100% pensados para excluirmos da equação os pequenos seres humanos em formação.


Então basta colocar um espaço kids, jogar alguns brinquedos no quadrado e tá resolvido?


Se fosse assim, era fácil. Para ser Family friendly na prática precisa fazer parte da cultura, do DNA do local, isso significa que a comunidade que frequenta a Casa entende que ouvirá eventuais chorinhos, verá mães amamentando durante as reuniões, haverá uma corrida mais empolgada até o banheiro e um eventual choro porque alguém caiu. E tá tudo bem!


Porque por outro lado, também tem a hora do beijinho no meio da tarde, tem sonequinha no sofá, tem abraço apertado distribuído de graça para quem estiver por perto, risos e gargalhadas sem dentes.


Portanto ser Family friendly é ter certeza que as crianças não vão para lua quando nascem e por isso precisamos normalizar que é possível sim administrar tudo, ser produtiva, fazer entregas, trabalhar e se conectar com pessoas interessantíssimas e tudo isso com a presença dos pequenos.


Nos últimos dois anos, as famílias foram obrigadas a passar por tudo isso dentro das próprias casas, o que temos na Casa B2Mamy é a organização dessa convivência, pois existe rede de apoio, serviço com pedagogas da Poppings para cuidar, pessoas da mesma cultura e filosofia.


Respeitamos a família e sua constituição, sem nunca duvidar de uma mãe que quer ser exemplo para o seu filho.


O espaço colorido, com brinquedos e chão de EVA não incluirá as crianças na equação. Não pretendemos ser o alecrim dourado, pelo contrário, que nosso espaço sirva de inspiração para que outros não tenham que buscar referências tão longe.


A Casa está aberta, tem wi-fi, tem café quentinho, tem mesas e cadeiras para adultos e para as crianças.


E eu te vejo em Casa!



Este texto foi escrito por Thaís Alcântara,

mãe das gêmeas Paola e Bianca,

Sales Manager da B2Mamy.


bottom of page