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O que o modelo de gestão Lean ensina para pequenos empreendedores

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Já ouvi duas vezes a canadense Karyn Ross falar, aqui no Brasil, para líderes de grandes empresas sobre o sistema de gestão Lean. Karyn vive nos Estados Unidos, onde tem uma consultoria renomada, e viaja o mundo palestrando sobre o assunto por ser uma das autoras do best-seller “The Toyota Way of Service Excellence – Lean Transformation in Service Organizations”, considerado um dos mais importantes sobre o modelo Lean implantado pelos japoneses há quase uma década.

A história de Karyn dentro do universo corporativo é muito bacana. Até os 44 anos (hoje ela tem 56), escultora de formação, ela foi dona de casa, se dedicou ao marido, PHD formado em Harvard, e aos dois filhos do casal. “Moramos em Honolulu, Taiwan e Boston, por causa da carreira dele”, ela contou. Até que as crianças cresceram e Karyn se viu em busca de algo para fazer. “Arranjei emprego em um call center, atendia a reclamação de cerca de 300 clientes de uma empresa. E ali comecei a perceber quantos erros aconteciam por pequenos problemas de gestão. Em 2010 comecei a ler sobre Lean, que estava começando a ser aplicado nas empresas japonesas, e fui me aprofundando no tema.” Dali a virar uma das maiores autoridades sobre Lean no mundo foi um pulo. “Não sei te explicar como tudo aconteceu, porque uma coisa levou a outra. E isso é importante que as pessoas saibam e façam. Eu fui seguindo adiante, realizando, sem esperar ou fazer muitos planos. E, principalmente, sem medo.”

A seguir, veja alguns dos princípios do Lean usados em grandes empresas mas que são importantes também para pequenos empreendedores:

1 – O Lean nada mais é do que um sistema de gestão otimizado. Na Toyota, foi implantado sobre 4Ps – philosophy (filosofia), purpose (propósito), process (processo), problem solving (solução de problemas). Tenha foco nesses quatro pilares e estabeleça visão e alvos organizacionais de longo, médio e curto prazos.

2 – A sua empresa não é o que você DIZ que ela é. A sua empresa é o que você FAZ ela ser. Ação vale mais do que palavras, sempre.

3 – Nunca pense “somos tão bons quanto” este ou aquele concorrente. A meta é ter os melhores serviços, melhores produtos, melhores pessoas.

4 – No sistema Lean, o foco não é interno, mas externo. Não é empresa que vem em primeiro lugar, mas o cliente.

5 – Ao invés de adotar um modelo de gestão apenas por meio de relatórios e dados, seja visual. Deixe à vista toda informação que é importante para seu negócio funcionar bem.

Saiba mais sobre Karyn Ross em:

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