top of page

Planejamento: faça seu ano valer a pena


Toda virada e início de ano ouço as mesmas frases: “Esse ano vou fazer mudanças!”, “Vai ser tudo diferente!”. Muitas são promessas que se esvaem ao longo do ano, pois não passam de boas intenções, não mobilizam porque é como se esperássemos as coisas caírem do céu, contando com o acaso e sem nenhuma responsabilidade pessoal.

A mobilização só virá de uma decisão de realmente fazer acontecer, de uma ação efetiva, de assumir as consequências pelas escolhas. E como fazer isso?

Primeiro: pare, pense e ESCREVA o que realmente você quer para seu ano. Para quem nunca estabeleceu uma meta, comece por algo para curto prazo, para você sentir a sensação de realização ao alcançá-la. Pode ser algo para três meses, algo que você há muito tempo pensa em fazer, mas sempre encontra “desculpas verdadeiras” para não seguir em frente, como” estou sem tempo, estou sem dinheiro, tenho outras prioridades” e assim por diante.

Faça uma lista de desejos sem filtros, sem fazer nenhuma análise de viabilidade ou risco. É o momento de sonhar! Nesse momento, tudo é permitido!

Em seguida, escolha no máximo três desejos que terão mais impacto em sua vida ou que você deseja MUITO. Não escolha muitos objetivos, nesse momento menos é mais, isso te dará mais foco, até porque você ainda terá um tempo enorme pela frente para fazer o restante que sobrar na lista.

Agora é hora de você começar DE VERDADE a traçar as metas. Responda, para cada dos desejos, as seguintes perguntas:

  1. O que você quer? Descreva todos os detalhes que você imagina. Quanto mais específico melhor.

  2. Quanto custa o que você quer ou quanto você quer ganhar ou que número você quer atingir? É necessário que você estabeleça valores para que você sabia o quão próximo está do que deseja alcançar. Dica se for um negócio: cuidado ao colocar o valor de faturamento. Nem todo negócio que fatura bem tem um bom lucro, então lembre-se também de estabelecer um índice de lucratividade.

  3. Como você vai alcançar sua meta? Faça um plano de ação com os seguintes itens: o que deve ser feito, quem fará (você ou pode contar com alguma ajuda) e quando fará. É importante você colocar o passo a passo para que tenha um guia para as suas ações.

  4. Quando você quer atingir sua meta? É necessário que você coloque uma data final para você analisar o seu plano de ação e tomar ações preventivas, se necessário.

Alguns cuidados que devemos ter para evitar o auto boicote:

  1. Não coloque uma data muito confortável para atingir a meta, pois isso gera pouca mobilização. Coloque uma data possível de atingir, mas que requeira um esforço extra.

  2. Outra questão é a zona de conforto em relação ao que se deseja e aos valores. Várias pessoas colocam como metas o que elas consideram ser possível atingir, e não o que realmente querem. E podem ser coisas muito diferentes. O desafio é sempre traçar planos e enxergar as possibilidades para atingir o que você realmente deseja, encontrando soluções para não desistir da sua meta.

Pegue agora um caderno e comece a estruturar o seu 2018. Tire essas ideias que ficam fritando na sua cabeça e que só te causam ansiedade e medo. Ao escrever, você verá que elas começam a se materializar e se tornam muito mais claras. Você poderá fazer uma análise crítica de cada item e analisar riscos, buscar formas de prevenção deles e soluções para os problemas que você mapear.

Não deixe o medo te imobilizar, dê o primeiro passo, talvez o mais difícil, e busque apoio (se precisar). Você é a única pessoa que pode ir em busca de seus objetivos. Não espere mais um ano passar sem ter feito nada em prol dos seus sonhos!

Vamos lá?

bottom of page