top of page

Resiliência | Afinal, o que torna os nossos filhos resilientes?

Artigo por Juliana Reis, mãe do Arthur, Educadora Parental com Ênfase em Apego Seguro e autora do livro: As Aventuras de Tutubarão, Um Mergulho no Mar das Emoções


Primeiro, vamos começar entendendo o que é resiliência.

Criança brincando
Foto @joachimjacques no evento Pai Summit da B2Mamy

A gente pode definir como, a capacidade de nos adaptarmos às mudanças, e também sobre como lidamos com o nosso desconforto diante dos desafios.

Essa habilidade é construída ainda na nossa infância, na forma como nos relacionamos com os nossos pais e sobre como fomos amparados emocionalmente por eles.


Sim amparo! Diferente do que a maioria das pessoas acreditam, não é promovendo desafios, ou deixando as crianças sozinhas em situações difíceis que vai torná-las resilientes.


Muito pelo contrário, o ser humano é um ser social, que nasce dependente, com o cérebro ainda em formação é não é capaz de se autorregular, por isso, para que uma criança desenvolva essa habilidade, ela precisa primeiro viver essa experiência na relação com o seu adulto cuidador.

Para isso, é importante ela ter com quem contar nos momentos mais difíceis, alguém que possa oferecer uma sensação de segurança para ela.


Na prática, se uma criança chora e é amparada, ou se ela sente medo e logo alguém lhe transmite segurança, ou quando ela se frustra, recebe acolhimento.

Esse movimento faz com que ela adquira uma confiança de que nenhum desconforto é permanente, e aos poucos ela vai adquirindo os próprios recursos para lidar com os desafios que vão surgir.


Isso gera uma segurança que a permite explorar o mundo, e melhor será a relação de confiança que ela terá com a vida.


Construindo essa habilidade na primeira infância, você está fornecendo para a criança não somente recursos para que ela tenha um desenvolvimento mais saudável, como também construindo uma base sólida para que ela possa enfrentar os desafios na vida adulta.



Escritora segurando o livro as aventuras de tutubarão

Ju Reis, mãe do Arthur, Educadora Parental com Ênfase em Apego Seguro e Autora do livro: As Aventuras de Tutubarão, Um Mergulho no Mar das Emoções.

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page