top of page

Em 2021 sejam mais que resilientes, sejam antifrágeis!


Nesta mesma época em 2019 estávamos aqui publicando um artigo sobre o balanço do que foi o ano e dando dicas de como se preparar para 2020 (confira o artigo aqui). Mas nem de longe poderíamos imaginar o que seria este ano!!


Casa B2Mamy - Protocolo COVID 19

Nossas orientações sobre planejamento, ainda que tenham sido seguidas por vocês no começo do ano, certamente foram altamente impactadas com o início da inimaginável pandemia que ainda enfrentamos.


Mas a gente é mãe né? Somos dotadas daquela vontade de buscar um mundo melhor pros nossos filhos não serem impactados, todos os dias. E foi o que fizemos.


O renomado autor de best-seller Nassim Taleb, cunhou o termo antifrágil para descrever o que seria o antônimo de frágil (o que se quebra fácil diante de adversidades). Na visão do autor, o conceito resiliente não seria suficiente para ser a antítese de frágil por significar aquele que resiste ao impacto, que permanece de pé após ser atingido.

A antifragilidade, por sua vez, é uma habilidade daqueles que, diante de um cenário adverso (estresse, choques, volatilidade, ruído, erros, falhas, ataques ou falhas – pandemia!) aumentam sua capacidade de prosperar.


Vocês podem estar se perguntando: como isso é possível? O mundo desmoronando e eu prosperando? Exatamente. E eu vou dar exemplos aqui, começando pela própria B2Mamy.


Demo Day Turma 8 do Programa de Aceleração B2Mamy Pulse

Como vocês sabem, nosso DNA é o abraço, nossa comunidade gosta de café quentinho e grande parte dos nossos cursos e eventos aconteciam presencialmente na Casa B2Mamy. Logo, com a pandemia, a gente sucumbiria, certo? Errado! Nós somos mães, “fizemos até globos oculares” (Dani Junco) e não iríamos largar a mão de ninguém.


Em pouquíssimo tempo nos reinventamos, aceleramos a digitalização de todos os nossos produtos, criamos modalidades online e passamos a atender ainda mais mulheres espalhadas pelo Brasil e pelo mundo! Criamos um curso de capacitação em Social Media para mulheres periféricas obterem renda ainda que remotamente e temos um orgulho danado das 110 mulheres formadas este ano.


Ah! E no meio deste turbilhão ainda recebemos o apoio e investimento do nosso time de anjos que acreditou na nossa capacidade de execução e reinvenção.


Ganhadoras Demo Day - Turma 8

Tivemos B2Manas criando empresas do zero, mudando pra online, passando a atender delivery, criando alternativas de distanciamento social, recebendo investimentos. Quantas "pivotagens" acompanhamos (não tão de pertinho) este ano, mas sempre presentes!


E no mundo, se não fosse a pandemia, não teríamos tido tantos avanços como os que tivemos na medicina (telemedicina, vacinas, otimização de dados), em práticas de higiene e saúde, no compartilhamento de pesquisas e integração entre empresas e países na busca de soluções para um problema de âmbito mundial.


Não estamos deixando de lado problemas que se agravaram como violência doméstica, desigualdade social, racial e de gênero. Mas entendemos que foi um ano importante para evidenciar estes problemas que pareciam estar relegados à normalidade. Muitas políticas públicas e projetos sociais foram criados diante das manifestações populares desencadeadas em 2020. Que ano!


Apesar das muitas superações, vieram muitas dores também e, por isso, gostaríamos de estender nossos sentimentos e carinho a todos aqueles que perderam seus familiares e entes queridos. São tantos relatos e histórias encurtadas por uma doença que não é para brincadeira, atinge todas as idades e continua a nos assombrar. Se cuidem.


Meetup Reset 2019

E diante de todo este relato, só nos resta um conselho para 2021: faça planos, mas esteja pronta para mudá-los, melhorá-los, cair, levantar e voar. Seja mais do que resiliente, seja antifrágil!









Thais Vasconcellos

Branded Content B2Mamy

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page