top of page

Matriz de decisão ajuda você a priorizar ideias e a avançar no seu negócio

Atualizado: 27 de jan. de 2023


Perdeu a LIVE DA DANI desta semana, no grupo B2Manas do Face (ainda não faz parte? entra lá!)? Ela falou sobre metodologias bacanas para ajudar empreendedores na tomada de decisão e a sair dos tão comuns loopings de procrastinação. A gente explica aqui uma delas, conhecida como MATRIZ DE DECISÃO.

Preparamos um arquivo (XLS) pronto com a Matriz de Decisão. Basta preencher os campos abaixo e realizar o download.

Caso prefira fazer por conta própria, siga as instruções abaixo:

Desenhe uma tabela com 6 COLUNAS e 4 LINHAS (o número de linhas pode variar conforme o seu número de ideias, ok?). Siga o modelo da foto acima.

Coluna 1 – Ideia: aqui você descreve o que você quer criar ou fazer.

Coluna 2 - Impacto: quanto esta atividade vai impactar o momento que você vive hoje na sua empresa. Numere de 1 a 5, 1 sendo menor e 5 sendo maior impacto.

Coluna 3 – Esforço: quanto vai demandar de energia. Numere de 1 a 5, 1 sendo menor e 5 sendo maior esforço.

Coluna 4 – Lucratividade: qual será a lucratividade que pode ser gerada a partir desta ação. Numere de 1 a 5, 1 sendo menor e 5 sendo maior lucro.

Coluna 5 – Visão: esta sua ideia/ação se enquadra ao seu propósito, à missão e valores da sua empresa? Numere de 1 a 5, 1 sendo menor e 5 sendo maior afinidade com a visão.

Coluna 6 – Total: Some IMPACTO + LUCRATIVIDADE + VISÃO e SUBTRAIA o valor dado para ESFORÇO.

Use a pontuação TOTAL para definir a prioridade das suas ideias, por qual delas você deve começar. A ideia que tiver a pontuação mais alta vem em primeiro lugar. Que tal sair do lugar e fazer algo de bom pela sua empresa esta semana?

bottom of page