top of page

Sinais de alerta para ir à maternidade

Para evitar o famoso “alarme falso”, é bom entender as fases do trabalho de parto. Este processo costuma durar algumas horas, então não é necessário correr para a maternidade na primeira contração.

 

Primeira fase

 

A perda do tampão mucoso pode acontecer dias antes do parto, mas geralmente é o primeiro sinal de alerta: uma secreção gelatinosa cuja cor varia de transparente a marrom avermelhado. Nesta fase, podem surgir contrações semelhantes a cólicas, ainda espaçadas.

 

Trabalho de Parto em Fase latente


Nesta fase, as contrações ficam mais frequentes, porém muitas vezes ainda irregulares. Algumas mais fortes, outras mais fracas. Geralmente a dilatação do colo uterino é pequena (até 3 cm). Apesar de ser uma fase inicial do trabalho de parto, geralmente não é indicada a internação. No entanto, do ponto de vista médico, é interessante que a gestante seja avaliada por equipe especializada nesta fase. Por já apresentar contrações importantes, mesmo que irregulares, exames de vitalidade fetal, como cardiotocografia, podem ser necessários para algumas pacientes.   

 

Fase ativa

 

Com as contrações de forte intensidade e com intervalos curtos, por exemplo de 5 em 5 minutos, sem dúvida a gestante precisa de avaliação. Do ponto de vista médico, a fase ativa é caracterizada por contrações regulares e intensas e dilatação do colo maior ou igual a 5 cm. Esta avaliação deve ser realizada por equipe especializada, que após confirmar a fase ativa, procederá internação e assistência ao parto.

 

 

 

Atenção! Em qualquer uma dessas etapas, avise seu obstetra caso ocorra um destes sinais:

 

-       Contrações regulares

-       Redução da movimentação fetal

-       Sangramento vaginal

-       Perda de líquido via vaginal


*A B2Mamy e o Grupo Santa Joana acreditam que a autonomia feminina começa com o acesso à informação de qualidade. O Projeto Madrinha é um canal de comunicação confiável e atualizado sobre a saúde da gestante, que oferece o apoio de uma profissional altamente qualificada para acolher e proporcionar uma experiência ainda mais tranquila e com todo suporte necessário. Saiba mais e se cadastre clicando aqui. 

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page