top of page

O que vimos no Start Social: Conheça Dolls Imaginarium


A B2Mamy, em parceria com a AdeSampa, levou para a Etec Itaquera, no início de novembro, a primeira edição do Start Social, como parte da programação da São Paulo Tech Week. Foi um encontro muito bacana com 28 mulheres empreendedoras da região. “Estar no Start Social me trouxe uma visão exata sobre senso de urgência e capacidade de execução. Duas coisas que, onde há maior fluxo de dinheiro, demoram para aparecer”, diz Dani Junco, CEO da B2Mamy. “Foi sem dúvida uma das melhores experiências da minha vida.”

Entre as muitas histórias das participantes deste dia está a da Andréia de Lima Costa Kusaba, de 44 anos, dona da Dolls Imaginarium. Mãe do Heitor, de 8 anos, e da Olivia, de 5, ela faz bonecas de pano. São bonecas de pano muito especiais, que muitas vezes ganham feições idênticas às da criança que será a sua dona. “Eu comecei a fazer bonecas em 2008. E em 2012 passei a dar aulas para outras artesãs”, conta Andreia, que calcula já ter feito mais de 2 mil bonecas. Nesta época, ela gravou um curso de 8 horas para a plataforma Edu K de cursos online e os pedidos começaram a aumentar. “Mas eu considero que só virei bonequeira profissional mesmo em 2015, quando entrei para o projeto Bonequeiras sem Fronteira, em que várias voluntárias, eu entre elas, fazíamos as bonecas para enviar para instituições pelo Brasil. Eu sempre busquei me reciclar e, no ano passado, comecei a fazer bonecas com os rostos inspirados nas crianças de verdade.”

Autodidata, Andreia se formou em Publicidade e Propaganda e fez especialização em História da Arte. Ela conta que suas bonecas são inspiradas na pedagogia alemã Waldorf e em modelos que viu pela internet, feitos na Europa. “Transformo minhas bonecas em ferramentas de inclusão e representatividade”, diz a empreendedora, que já criou modelos com óculos, albinos, sardentos e de diferentes raças. “A criança conseguir se enxergar no brinquedo é maravilhoso. Minhas bonecas carregam com elas emoções e histórias.”

Sobre a experiência no Start Social, Andreia afirma: “foi muito importante para mostrar que estou no caminho certo. Vi que muita coisa do que foi ensinado eu já pratico na minha empresa, ainda que por intuição ou necessidade. Eu já sou respeitada como artesã e quero aprender cada dia mais, para ser respeitada também como empresária.”

Saiba mais...

Andréia de Lima

Publicitária, historiadora de arte, artista, escultora e apaixonada pela criação de bonecas e brinquedos de pano.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page